• 03/05/2024
19 Dezembro 2022 às 12h35

O espírito do Natal – Breves reflexões.

Então é Natal! A paisagem se transforma. Vibrações incomuns envolvem os homens de toda parte. Delicadezas esquecidas, emergem de corações até então alheios a miséria humana. Braços que a pouco se agrediam, agora se cruzam em abraços apertados como se as luzes coloridas das praças e ruas das cidades acendessem também a alma escurecida das pessoas.

 

Ouve-se novamente, ecoar o canto e os anjos anunciam solenes: Glória a Deus nas alturas, paz na Terra e boa vontade para com os homens!

 

Esquecidas aqui as devidas correções históricas referentes a origem e cronologia dos fatos, esta é uma época festiva que marca a chegada de Jesus entre nós, vivendo conosco a experiência sublime da vida na Terra. Recorda então o Mestre nazareno, relembra as suas lições e exemplos sublimes que mudaram para sempre o panorama do mundo e deram origem ao que costumamos chamar, embora sem refletir no significado, “o espírito do Natal”.

 

            O espírito do Natal são as lições do Cristo repercutindo em nós. Decorre do abraço paternal na pecadora de Magdala, das conversas fraternais com os pobres e doentes das ruas da Galileia, do gesto sublime de repartir o pão com os famintos, do perdão oferecido quando atado ao madeiro em seus últimos momentos na carne e acima de tudo, do amor sublimado do qual ele foi o exemplo maior.

 

            É Natal! Nasceu Jesus!

 

            Procura lembrar do sublime aniversariante. Deixa o espirito do Natal te envolver e elevar-te em Espírito. Busca o seu melhor para oferecer a Ele como presente.

 

            No Natal que se aproxima, presenteie Jesus distribuindo sorrisos, diminuindo o sofrimento de alguém, alimentando aos que sentem fome, devolvendo a esperança a quem já não vê motivos para continuar tentando, renovando a si mesmo no trabalho e na divulgação do bem. A essência do Natal é a doutrina do Cristo que devemos deixar nascer em nós.

 

            Você já deve ter ouvido uma canção gravada pelo grupo Roupa Nova que diz: “eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia” (1).  Pensemos todos nessa linda possibilidade, Jesus renascendo a cada manhã e o espírito do Natal nascendo em nós todos os dias da nossa vida.

 

            Desejamos a todos um feliz Natal. Que a festa seja linda e alegre em todos os lares e em todos os corações. Que as luzes e enfeites que tanto nos encantam nessa data, possam continuar iluminando os nossos caminhos interiores, clareando em nós os sentimentos mais sublimes e reafirmando a cada dia nosso compromisso com Jesus.

                           

Abraços fraternos!

                                                                                                                                 Joel Bazílio

([email protected])

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

 

Referências:

  1. GAETANI, Maurício. Roupa Nova. Natal todo dia.

Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/ Acesso em 18/12/2022.

 

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024