• 29/04/2024
15 Dezembro 2022 às 11h36
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Secretaria de Saúde de Arcos não fornece os números separados dos exames de mamografia realizados em 2021 e 2022

Aparelho para a realização do exame está aguardando manutenção há sete meses

O Portal Arcos recebeu uma reclamação quanto a falta da realização de mamografias em Arcos, em 2022. Nesta reclamação, nos foi informado que, em certo período do ano, os exames de mamografia não estavam sendo realizado, pois o aparelho do Hospital São José estava estragado.

Por isso, a reportagem do Portal Arcos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação para solicitar informações a respeito das mamografias realizadas neste ano. 

Primeiramente, perguntamos qual foi o número de exames de mamografia que foram realizados neste ano pelo município. Em respota, eles disserram não ter os números específicos de 2022 e não têm acesso aos números de exames de 2020. Com isso, enviaram apenas os números somados de 2021/2022. 

Segundo foi informado, em dois anos foram realizadas em Arcos apenas 1.250 mamografias pelo Hospital São José, porém, a maior parte dos exames foram realizados em 2021, pois neste ano o aparelho de mamografia do Hospital São José foi utilizado apenas até o mês de abril. Após isso, o aparelho foi para a manutenção e até hoje, aguarda processo licitatório para conserto.

Sem ser pelo município, foram realizadas em 2021/2022 277 mamografias pelo Icismep (INSTITUIÇÃO DE COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO PARAOPEBA); 219 pelo CEAE (Centro Estadual De Atencao Especializada) - Santo Antônio do Monte.

Quanto a quantidade de mamografias realizadas, perguntamos se o número é considerado alto ou baixo para o município. Em reposta, a secretaria de saúde informou que os números são considerados médios. A justificativa dada foi de que o município ainda vive um período pós-pandêmico, porém tem trabalhado na busca ativa das pacientes.

Disseram que não há fila de espera para realizar o exame e que também não há adesão de boa parte das mulheres.

Ao final, a secretaria informou que o exame de mamografia é disponibilizado todos os meses pelo município (mesmo o aparelho estando estragado). Para solicitar a realização do exame, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta, no horário de funcionamento.

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024