• 03/05/2024
12 Dezembro 2022 às 13h40

SUGESTÕES PARA A REALIZAÇÃO DE “O EVANGELHO NO LAR”

Neste texto, traçaremos algumas orientações para a realização do Evangelho em nossos lares, baseado em obras espíritas sob à luz da Federação Espírita Brasileira (FEB).

 

. Escolha um dia e uma hora por semana, em que seja possível a presença de todos os elementos da família ou da maior parte deles. Observe e mantenha, rigorosamente, esse dia e essa hora da reunião, para facilitar a assistência espiritual.

 

. Inicie a reunião com uma prece, simples e espontânea, em que, mais que as palavras, tenha valor os sentimentos, não devendo, portanto, ser decoradas.

 

. Leia alguma mensagem edificante, reflexiva e de fácil compreensão. 

 

. Faça a leitura sistemática de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Recomenda-se, em seguida a leitura de livros de comentários evangélicos, de autores idôneos.

 

. Teça comentários breves sobre o trecho lido, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária. A reunião poderá ser dirigida pelo chefe da casa ou outra pessoa, que deverá incentivar a participação de todos os presentes, colocando as lições ao alcance dos de menor compreensão.

 

. Em caso de haver crianças na reunião, os pais devem observar a idade de seus filhos e incentivar a participação para que eles possam iniciar com segurança a nova experiência. Colaborando nas preces, comentários e fazendo perguntas. Devem ser acrescentados livros de história infantil, despertando neles o interesse e gosto pelos ensinamentos de Jesus.

 

. Evite comentários sobre pontos de vista de religiões diversas, evitando conversação menos edificante.

 

. Faça vibrações pelo lar onde o Evangelho está sendo estudado; para a paz na Terra; para a implantação e vivência do Evangelho em todos os lares; para o atendimento fraternal entre todas as religiões; para cura e melhoria de todos os enfermos, do corpo ou da alma, minorando seus sofrimentos e suas vicissitudes; para o incentivo dos trabalhadores do Bem e da Verdade; por nós próprios, familiares e amigos.

 

. Embora a assistência do Plano Espiritual seja indispensável para o andamento normal do Evangelho no Lar, acautela-se para não transformar a reunião em trabalho mediúnico. Mediunidade e a assistência espiritual devem ser atendidas em Casa Espírita idônea.

 

. Não suspenda a prática de o Evangelho no Lar em virtude de visitas, passeios adiáveis ou acontecimentos fúteis. Pode-se realizar à distância em caso eventual.

 

. A duração da reunião deverá ser entre 20 a no máximo 30 minutos, aproximadamente.

 

. Pode-se deixar água filtrada para ser fluidificada durante a reunião, devendo a mesma, ser bebida por todos da família logo após o término do Evangelho, embora todos os reservatórios de água recebam a fluidificação durante a realização do culto do Evangelho no lar.

 

. Faça a prece de encerramento, agradecendo a Deus e a Jesus e seus Mensageiros do Bem, pelos ensinamentos recebidos e pela colaboração e companhia diária.

 

Luz e paz a todos!

 

Elena Maria Garcia Rezende Leão

[email protected]

 

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

 

Fonte da imagem: Disponível em https://www.casadejesus.org.br/index.php/departamentos/daes/evangelho-no-lar/ Acesso
em 11/12/2022.

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024