• 17/06/2024
05 Dezembro 2022 às 09h29

EVANGELHO NO LAR

 

Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum. (1)

 

O Evangelho no Lar é uma reunião dos membros familiares, podendo envolver amigos, vizinhos e outras pessoas, para refletir sobre os ensinamentos do Cristo, auxiliando na compreensão da mensagem, servindo como roteiro seguro para nossas vidas, ajudando ainda na superação das dificuldades de todos.

 

Com o estudo do evangelho podemos praticar e aprimorar nossos ensinamentos morais, fazendo com que criamos hábitos de nos reunir em família, para despertar e acentuar o sentimento de comunhão fraterna. O Evangelho no Lar oferece momentos de paz, de compreensão e de união entre os membros familiares, proporcionando-lhes uma vivência mais tranquila. Quando elevamos nosso padrão vibratório no nosso recinto doméstico, estamos contribuindo com o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor e sentindo o amor do Cristo em nós.

 

Durante a realização do Evangelho, é feita a higienização espiritual daquele ambiente doméstico, através de pensamentos e sentimentos elevados, além de favorecer a influência dos mensageiros do bem, espíritos amigos de luz que visitam o lar.

 

Sabemos que em cada lar os espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; desta forma, nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem a afetividade, a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor. Assim, a função educadora e regeneradora da família é muito importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade do desenvolvimento evolutivo do espírito, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.

 

Nessa linha de entendimento, afirma Emmanuel que “a melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.” (2) E a benfeitora Joanna de Ângelis, nos recomenda esta brilhante colocação:

 

A transformação do lar em célula viva do Cristianismo operante constitui labor impostergável. Isto porque o lar é a matriz geradora da comunidade ditosa, sobre a qual repousam os sustentáculos das nacionalidades progressistas. Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração. (3)

 

 

E ainda acrescenta com a reflexão de que,

 

Quando uma família ora em casa, reunida nas branduras do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto. Se alguém, num edifício de apartamentos alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania. Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas as diretrizes do Mestre e, quanto possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante inspirações consoladoras do Cristo. Demora-te no Lar para que o Divino Hóspede aí também se possa demorar. E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que possas, em casa, uma em sete noites por semana, ter Jesus contigo. (4)

 

A Revista Reformador nos traz que, implantar, praticar e divulgar O EVANGELHO NO LAR é contribuir para a construção da paz autêntica e duradoura em nós, na família e na Humanidade. (5)

 

E refletindo mais além, nos convida Bezerra de Menezes à ação do evangelho, para que “auxiliemos a plantação do Cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada amanhã”. (6)

 

Luz e paz a todos!

 

Elena Maria Garcia Rezende Leão

[email protected]

 

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

 

Referências:

  1. XAVIER, Francisco Cândido. Luz no lar. Por diversos Espíritos. 8. ed. Rio de janeiro: FEB, 1997, cap. 1 (Culto cristão no lar, Emmanuel), p. 11 e 12.
  2. XAVIER, Francisco Cândido. Joanna de Ângelis. O Consolador, questão 110, FEB
  3. FRANCO, Divaldo Pereira. Joanna de Ângelis.  Leis Morais. Salvador: Leal, 1987, p. 19.
  4. FRANCO, Divaldo Pereira. Joanna de Ângelis. Messe de Amor.
  5. Revista - Reformador, mar/2009.
  6. XAVIER, Francisco Cândido. Temas da vida: O Evangelho no lar. Bezerra de Menezes. São Paulo: CEU, 1978.

Fonte da imagem: Disponível em https://www.febnet.org.br/ba/file/Campanhas%20CFN/Evangelho.pdf Acesso em 17/11/2022.

 

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024