Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum. (1)
O Evangelho no Lar é uma reunião dos membros familiares, podendo envolver amigos, vizinhos e outras pessoas, para refletir sobre os ensinamentos do Cristo, auxiliando na compreensão da mensagem, servindo como roteiro seguro para nossas vidas, ajudando ainda na superação das dificuldades de todos.
Com o estudo do evangelho podemos praticar e aprimorar nossos ensinamentos morais, fazendo com que criamos hábitos de nos reunir em família, para despertar e acentuar o sentimento de comunhão fraterna. O Evangelho no Lar oferece momentos de paz, de compreensão e de união entre os membros familiares, proporcionando-lhes uma vivência mais tranquila. Quando elevamos nosso padrão vibratório no nosso recinto doméstico, estamos contribuindo com o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor e sentindo o amor do Cristo em nós.
Durante a realização do Evangelho, é feita a higienização espiritual daquele ambiente doméstico, através de pensamentos e sentimentos elevados, além de favorecer a influência dos mensageiros do bem, espíritos amigos de luz que visitam o lar.
Sabemos que em cada lar os espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; desta forma, nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem a afetividade, a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor. Assim, a função educadora e regeneradora da família é muito importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade do desenvolvimento evolutivo do espírito, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.
Nessa linha de entendimento, afirma Emmanuel que “a melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.” (2) E a benfeitora Joanna de Ângelis, nos recomenda esta brilhante colocação:
A transformação do lar em célula viva do Cristianismo operante constitui labor impostergável. Isto porque o lar é a matriz geradora da comunidade ditosa, sobre a qual repousam os sustentáculos das nacionalidades progressistas. Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração. (3)
E ainda acrescenta com a reflexão de que,
Quando uma família ora em casa, reunida nas branduras do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto. Se alguém, num edifício de apartamentos alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania. Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas as diretrizes do Mestre e, quanto possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante inspirações consoladoras do Cristo. Demora-te no Lar para que o Divino Hóspede aí também se possa demorar. E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que possas, em casa, uma em sete noites por semana, ter Jesus contigo. (4)
A Revista Reformador nos traz que, implantar, praticar e divulgar O EVANGELHO NO LAR é contribuir para a construção da paz autêntica e duradoura em nós, na família e na Humanidade. (5)
E refletindo mais além, nos convida Bezerra de Menezes à ação do evangelho, para que “auxiliemos a plantação do Cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada amanhã”. (6)
Luz e paz a todos!
Elena Maria Garcia Rezende Leão
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.
Referências:
Fonte da imagem: Disponível em https://www.febnet.org.br/ba/file/Campanhas%20CFN/Evangelho.pdf Acesso em 17/11/2022.
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Relembre a história de Alice, a menina de 10 anos que teve um diagnóstico de tumor no cérebro e comemora todos os dias a sua vitória depois da cirurgia.
Os militares do Corpo de Bombeiros de Arcos encontraram o animal na avenida Laura Andrade em Arcos. Tratava-se de um gambá que demonstrava comportamento agressivo.