storage/ads_banner/2012/6768408ea50ee.jpg

Dr. Wander Maia Júnior: há 22 anos como dentista, seguindo o legado de sua família

Entre os vários dentistas que se destacam na cidade de Arcos está o Dr. Wander Maia Júnior, especialista em Implantodontia, e que atua na área há 22 anos. Além dos longos anos de experiência, ele também carrega consigo um histórico familiar com grandes profissionais da área, como o do seu pai Dr. Wander Maia (in memoriam) e sua irmã que também é dentista.

Em entrevista ao Portal Arcos, Dr. Wander Maia Júnior nos contou sobre sua história na profissão e falou um pouco sobre a sua especialidade: a implantodontia.

Ao perguntamos sobre como decidiu iniciar carreira na Odontologia, ele nos disse que tudo começou pelo incentivo e o exemplo que recebeu de sua própria família.

“A história da Odontologia na minha vida é familiar. Meu pai Wander Maia foi dentista e minha irmã é dentista, então acaba que com o tempo a gente vai ganhando amor e decide seguir os mesmos passos. A Odontologia vem de sangue, começou pelo meu pai aqui em Arcos em 1967, quando ele veio para a cidade e atuou aqui, inclusive nesse mesmo lugar que eu atendo hoje. Foi mais de 40 anos como dentista em Arcos”, comentou.

Dr. Wander Maia Júnior se formou na cidade de Marília – SP, em seguida retornou para a cidade de Arcos onde ficou por três anos. Depois ele trabalhou por cinco anos em Belo Horizonte e, em seguida, foi convidado para ser responsável pela parte cirúrgica de uma clínica em Tocantins, onde ficou até 2019. Infelizmente, após o falecimento de seu pai, Dr. Wander Maia, ele decidiu retornar para a cidade de Arcos.

“Quando eu vim para Arcos eu tive uma proposta de fazer a reforma total da clínica, então quando eu vim embora ela ficou fechada por um ano e meio, mais ou menos, em reforma e eu cheguei a atender juntamente com um colega, enquanto a clínica estava sendo reformada. Agora está fazendo um ano que ela reabriu”.

Dr. Wander comentou que o seu retorno para a cidade e a história de sua família na profissão, reforçam ainda mais o seu amor por sua área de trabalho.

“A Odontologia ela vem de sangue, começando pelo meu pai. Então, é uma vida inteira que eu passei pela Odontologia e que eu via como que era, pois eu via o meu pai trabalhando e minha irmã também. Mas, a Odontologia ela é cativante, ela é emocionante, principalmente quando você consegue seguir um caminho que é o que você gosta de fazer. Seguir uma área assim como a minha que é de cirurgia e parte estética, e ter a paixão de ver o resultado que é muito imediato. Não é só uma restauração, a maioria dos pacientes que procuram é por um problema maior, como a falta de um dente ou de todos os dentes e na hora que você pega o resultado e entrega para o paciente, a gratificação que ele tem é muito emocionante. Eu sou bem apaixonado com isso, eu me emociono com os pacientes”, comentou.

Na entrevista, também pedimos para que ela falasse um pouco sobre os trabalhos em sua especialidade, a Implantodontia. Veja abaixo:

 

Reportagem – Fale um pouco sobre sua especialidade.

Dr. Wander Maia Júnior – “Minha área principal de especialidade é a cirurgia e os implantes. Eu também fiz uma especialização na área estética para reabilitação oral, que é a colocação da lente de contato, facetas e porcelanas. Mas, praticamente a gente faz de tudo aqui no consultório. E a área da odontologia que eu não faço, eu tenho os meus parceiros que fazem, tenho até na área da harmonização facial”. 

 

Reportagem – Podemos dizer que a Implantodontia é uma grande inovação da odontologia, tendo em vista que hoje em dia a gente nem houve mais falar sobre a dentadura? Antigamente a dentadura era muito comum, porém, hoje se a pessoa perde um dente ela opta por colocar um implante.

Dr. Wander Maia Júnior – “A implantodontia hoje ela é mais acessível ao paciente, na época que eu me especializei, há quase 20 anos atrás, era mais difícil, o material era 100% importado e não tinha boas empresas no Brasil na implantodontia como tem hoje. Então, o custo foi barateando e isso, para o paciente que tem a perda dental, foi muito bom. Hoje está mais acessível, tem uma forma melhor de parcelamento e de um plano de pagamento”.

“Eu lembro que quando o meu pai era dentista o implante tinha um custo muito alto, não era tão popular como é hoje. Atualmente, a opção de você ter dentes fixos, de uma forma acessível, é bem melhor, fora que a qualidade de vida é totalmente outra, não tem que ficar tirando o dente a noite e colocando no copo ao lado. Então atualmente, como o implante ficou mais acessível, os pacientes acabam optando pela prótese fixa”.

 

Reportagem – Além de recuperar os dentes e a mastigação, podemos dizer que a colocação dos implantes também contribui para a melhora da autoestima do paciente?

Dr. Wander Maia Júnior – “Sem dúvida, o principal é a autoestima, não tem nem como comparar. A diferença da prótese móvel [dentadura] para a prótese fixa, é principalmente essa da autoestima, pois a prótese fixa te dá mais conforto e melhor qualidade de mastigação. A grande maioria das próteses móveis tampão o céu da boca para ter uma fixação melhor, e isso tira o paladar do paciente, pois todo o gosto está ali. Já as próteses fixas não têm esse problema”.

“Com isso, entendemos que o a autoestima, a qualidade de vida, de mastigação e até de saúde na parte de implantes é bem maior. Com um trabalho bem executado, a autoestima e a qualidade de vida do paciente muda sim, sem a menor dúvida”.

 

Reportagem – O implante é um procedimento mais complexo ou simples?

Dr. Wander Maia Júnior –Com relação a cirurgia do implante, isso é muito variável. Tem casos complicados sim, mas, hoje não é como antigamente. Eu me lembro que antes a gente fazia uma cirurgia de um implante e demorava 1h ou 1h30 para fazer uma cirurgia, já hoje, tem casos que em 20 minutos você está com o dente implantado. Também melhorou muito o tipo de material e os aparelhos cirúrgicos. Então, tem os casos complicados, mas, hoje a grande maioria dos casos a gente consegue resolver com simplicidade, tendo um trabalho bem executado, seguindo as regras certinhas das cirurgias”.

 

Reportagem – Com relação as pessoas que chegam aqui querendo um implante, devido à perca de algum dente, na maioria das vezes essa perda do dente ocorre por falta de cuidado ou por outras questões?

Dr. Wander Maia Júnior – “Depende muito da idade desse paciente, pois, têm as pessoas mais velhas acima dos 50 anos, que relatam que antigamente quando iam ao dentista era para fazer extração, então, antes não havia tanto acesso do público a um dentista, e quando iam, se estivesse com o dente doendo, ao invés de restaurar eles arrancavam o dente”.

“Mas, a falta de cuidado está bem nítida hoje em dia. E essa falta de cuidado nós observamos muito mais nos pacientes mais jovens do que nos mais velhos”.

 

Reportagem - Quais os principais cuidados que as pessoas devem adotar no dia a dia para evitar a perca dos dentes por falta de cuidado?

Dr. Wander Maia Júnior – “A prevenção é a melhor coisa a se fazer. Hoje, o que a gente mais tenta com o paciente, é realmente instruir sobre a escovação, fazer um bochecho com enxaguante bucal e o uso frequente do fio dental, isso é básico. A Odontologia pode estar evoluindo muito, assim como ela já está, com novos equipamentos, tecnologias, mas, a prevenção ela nunca vai mudar, é a mesma: escovação, enxaguante bucal, e principalmente o fio dental. Isso, não mudou”.

 

Reportagem – A ida ao dentista de forma periódica também é importante?

Dr. Wander Maia Júnior – “É aconselhável, no acompanhamento de um paciente que não tem uma história de tártaro ou de problemas gengivais, o acompanhamento a cada seis meses, para vir e fazer uma limpeza. E essa é uma forma de prevenção barata, porque, se a cada seis meses você mantêm o seu cuidado, e vem ao dentista, com certeza você só vai ter uma limpeza para fazer. Então, o ideal para pacientes com história bucal de muito acumulo de tártaro, problemas gengivais, sangramento, a gente aconselha de três em três meses estar fazendo um acompanhamento com o dentista”.

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.