• 29/04/2024
09 Novembro 2022 às 11h24
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Novembro Azul: campanha alerta sobre os cuidados com a saúde do homem, principalmente com relação ao câncer de próstata

GOV.BR
GOV.BR

O ano já está acabando, porém, os cuidados com a saúde devem continuar. Neste mês de novembro é realizada em todo o mundo a campanha ‘Novembro Azul’, que vem para alertar sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial com o câncer de Próstata. Isso porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país nos casos de câncer em homens.  

Além de incentivar o diagnóstico precoce da doença, a campanha também busca sensibilizar a população masculina sobre as principais ações necessárias para a prevenção de doenças e cuidado com a saúde, que começa na Atenção Primária, a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Mais de 65 mil novos casos em 2022 – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados cerca de 65.840 novos casos da doença para este ano de 2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 novos casos a cada 100 mil homens.

 

Fatores de risco

De acordo com o Ministério da saúde, fatores como idade, casos da doença na família e outras questões de saúde podem contribuir para o surgimento do câncer de próstata.

* Idade: tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;

* Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos: pode refletir tanto fatores genéticos (hereditários), quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;

* Excesso de gordura corporal;

* Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações, relacionados ao trabalho. São exemplos o arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, fuligem, dioxinas entre outras. Evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.

 

Sinais e Sintomas

Segundo informações do Ministério da Saúde, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; sangue na urina.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

 

Diagnóstico precoce

A detecção precoce do câncer de próstata tem o intuito de encontrar o tumor numa fase inicial, para possibilitar maior chance de um tratamento bem-sucedido.

De acordo com o Ministério da Saúde, ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas, pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

 

Prevenção

A prevenção do câncer, de uma forma geral, engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença, e, mudar, para melhor, os hábitos alimentares e o estilo de vida.

O Ministério da Saúde aconselha as seguintes ações como prevenção: não fumar; se alimentar de forma saudável e ter o peso corporal adequado; evitar bebidas alcóolicas; praticar atividades físicas; e evitar exposição a agentes cancerígenos.

 

Locais de atendimento

Nas Unidades Básicas de Saúde do SUS espalhadas pelo Brasil, os homens encontram informações, atendimento por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos dentre outros, que estão aptos a realizarem o diagnóstico e o acompanhamento desta população em todos os ciclos da vida. Caso haja diagnóstico de câncer de próstata ou outra doença, o paciente é encaminhado para Atenção Especializada, onde terá acesso aos médicos especialistas, tratamentos e cirurgias quando forem necessárias.

 

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024