• 28/04/2024
26 Agosto 2022 às 11h10
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Dia do Psicólogo: em entrevista, psicóloga Selma Rodarte fala sobre os desafios da profissão

Amanhã, dia 27 de agosto, é comemorado do dia do Psicólogo, pois, foi a data em que o ex-presidente do Brasil, João Goulart, regulamentou a profissão no país. A data ficou marcada e se tornou oficialmente o Dia do Psicólogo em 2016.

A profissão de psicologia, que se tornou altamente demandada durante a após a pandemia da Covid-19, traz muitas emoções e desafios e para falar sobre eles a reportagem do Portal Arcos entrevistou a psicóloga Selma Aparecida Rodarte Narciso. Leia a entrevista abaixo:

 

Reportagem – Nos conte um pouco sobre como iniciou na profissão? Porque decidiu se tornar psicóloga, o que te motivou?

Psicóloga Selma Rodarte – “Eu comecei a estudar mais tarde porque as oportunidades não surgiram lá atrás, e depois de casada eu fui criar os filhos. Eu trabalhei na PUC e a partir daí começou a voltar aquele sonho e a vontade de buscar por conhecimento, estudar e buscar um universo maior de oportunidades. Então, eu fui fazer graduação em administração e tinha uma matéria que era administração aplicada a psicologia, eu me encontrei naquela disciplina e tudo foi ficando mais claro. Aí eu mudei de curso e comecei a fazer psicologia, amei desde o primeiro momento, me encontrei por completo, fui estudando, fui me engajando e eu realmente estudei porque eu busquei muito conhecimento, pois, a psicologia me fascinava”.

“Já tem cinco anos que eu atuo como psicóloga e é muito bom. Aqui no consultório cada caso é um caso, eu atendo crianças, jovens, adultos e idosos e eles chegam aqui de uma forma e depois eles começam a se conhecerem e a tomarem propriedade da vida”.

 

Reportagem – Fale um pouco sobre o seu amor pela profissão.

Psicóloga Selma Rodarte – “Eu tenho um grande amor pela psicologia, porque ela transforma e leva a pessoa a buscar o novo para a vida dela. Eu amo fazer o que eu faço, eu sempre saio de casa muito feliz e eu trabalho o tempo todo, alguns dias até a noite e eu sempre fico com a sensação de alívio, de saber que os clientes que atendi eu os deixei com um sorriso e com uma nova perspectiva. Então é muito amor nesta profissão, sou muito feliz e quero cada vez buscar por mais crescimento e atualizações”.

 

Reportagem – Quais foram os principais desafios enfrentados durante esses anos de trabalho?

Psicóloga Selma Rodarte – “O desafio é pegar um paciente que muitas vezes está na cama, crianças e adolescentes que estão fechados nos seus mundos, um paciente com transtornos e, por meio do crescimento, da terapia e do acolhimento ele ir se interagindo e ir conhecendo a si mesmo”.

“Os desafios são muitos e cada profissional tem que fazer a sua parte. Existem muitos desafios, mas, precisamos quebrar as resistências para que as pessoas venham buscar por atendimentos psicológicos, e as pessoas que fazem terapia elas têm qualidade de vida, elas se tornam mais centradas e conhecem mais de si mesmas”.

 

Reportagem – Nos fale qual foi o momento mais emocionante que você já vivenciou nesses anos de trabalho?

Psicóloga Selma Rodarte – “Eu vivenciei muitos momentos emocionantes durantes esses anos. Eu já atendi pessoas que estavam na cama e quando terminei já estavam andando, às vezes por motivo de AVC, por acidente, alguns por depressão. Claro que o resultado também envolve o trabalho de outros profissionais, mas, para mim, quando conseguimos esse resultado, isso não tem preço. Já atendi adolescentes que não tinham perspectiva nenhuma de vida e hoje estão empregados, trabalhando em empresas que são referência. Então, não tenho nem palavras para descrever esses momentos”.

 

Reportagem – Qual é o sentimento que você tem hoje, após tantos anos de profissão e após vivenciar tantas coisas importantes?

Psicóloga Selma Rodarte –Eu tenho um sentimento de gratidão, de dever cumprido e fico feliz de saber que realmente eu estou no caminho certo”.

 

Reportagem – Qual a sua avaliação sobre a importância da profissão hoje?

Psicóloga Selma Rodarte – “A profissão de psicólogo é essencial nos dias de hoje, pois esse evento da pandemia, infelizmente, trouxe impactos muito profundos no ser humano e praticamente todos sofreram de alguma forma. Hoje, a maioria das pessoas que assentão nesta cadeira sofreram com este impacto, pois foi um tempo de muito medo, onde as pessoas ficaram reclusas e tiveram que ficar sem o contato com o outro. Então foi um período difícil e que fez com que as pessoas precisassem ainda mais do atendimento psicológico”.

 

Reportagem – Você acha que a profissão é valorizada ou poderia ser mais valorizada?

Psicóloga Selma Rodarte – “Hoje a psicologia está sendo mais valorizada, porque se tornou muito importante fazer uma terapia. Se todo mundo fizesse, as pessoas iriam viver com mais qualidade, pois a psicologia leva você a se conhecer, saber os seus pontos positivos e negativos, a sua personalidade, as aptidões. Hoje a psicologia está muito em alta, eu estou trabalhando muito, pois a procura cresceu muito após o pico da pandemia”.

 

Reportagem – O que você gostaria de dizer a todos os profissionais da área, em comemoração ao dia do psicólogo?

Psicóloga Selma Rodarte – “Eu quero dar parabéns para todos os psicólogos. Que eles possam a cada vez mais, com ética, continuar fazendo o seu trabalho. A psicologia é uma profissão muito especial, porque não é fácil ter que lidar com as questões do outro, com a dor do outro, mas, nós fomos preparados para isso. Então, que possamos seguir em frente, possamos a cada vez mais cuidar do outro e sermos empáticos e acolhedores. Desejo a todos muita saúde, muita paz e que cada um possa ficar bem e viver bem, para poder acolher o outro”.

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024