• 29/03/2024
04 Agosto 2022 às 14h00

Como a atividade física ajuda no controle da ansiedade

A ansiedade é algo inerente ao ser humano, na dose certa é responsável para nos impulsionar em várias atividades, mas em excesso causa muito desconforto, podendo causar crises inclusive que prejudicam muito na qualidade de vida. Provavelmente se você ainda não passou por isso, conhece alguém que já passou por algum transtorno causado pela ansiedade. Entre os tratamentos existentes a medicação é a primeira indicada normalmente. Porém é muito importante falarmos sobre os benefícios dos exercícios físicos no tratamento de transtornos de ansiedade. 


A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.


Alguns estudos indicam que a atividade física tem um efeito antidepressivo/ ansiolítico, proporcionando benefícios físicos e psicológicos, como a diminuição do stress, da tensão, e da insônia. Causando o bem estar emocional, ajudando a promover benefícios cognitivos e sociais. 


Se exercitar regularmente promove a produção de serotonina, e entre outros  capazes de causar bem estar emocional e físico. Além de promover a redução de cortisol, que vem quando os níveis de stress está alto no corpo. Assim os exercícios regulam de forma orgânica seu corpo, além de beneficiar na prevenção de diversas doenças físicas que provem justamente de causas emocionais. 

 

Praticar atividades físicas ajuda no combate à ansiedade, uma vez que leva o organismo a liberar substâncias responsáveis por sensações de alegria e bem-estar. A prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor. Então nada melhor do que unir a prática de exercícios no tratamento de transtornos de ansiedade!

VEJA TAMBÉM