• 23/04/2024
07 Maio 2022 às 08h37
Atualizada em 07/05/2022 às 15h07
Fonte de Informação: da Redação Cecília Calixto

Dia das mães: conheça a história de Lívia Barbosa, uma mãe de 34 anos que tem quatro filhos

“Foi uma escolha minha e se eu pudesse teria mais, porque eu amo” – Lívia Barbosa

Há 50 anos era normal as mulheres terem muitos filhos, de cinco a dez, ou até mais. E ter de dois a quatro filhos era considerado até pouco. Mas, hoje em dia a realidade é bem diferente, ter um ou dois filhos se tornou o ideal, acima disso já é considerado muita coisa. Por isso encontrar mulheres que tenham três ou mais filhos se tornou algo raro.

Lívia Gisele de Sousa Barbosa faz parte dessa raridade, ela tem 34 anos e tem quatro filhos. Então, para contar um pouco sobre como é ser mãe de quatro filhos em pleno século 21, a reportagem do Portal Arcos a entrevistou.

Lívia Barbosa é natural de Divinópolis e é filha de Jânio Monaldo de Sousa e Maria do Carmo de Sousa. Ela é casada com o pastor Márcio José Barbosa, com quem tem quatro filhos: Asafe (12 anos); Alefe (7 anos); Abner (1 ano e 5 meses) e Aslan (10 dias). Ela contou que também teve um bebê após o segundo filho, porém, infelizmente sofreu um aborto espontâneo.

 

“Foi uma escolha minha e se eu pudesse teria mais, porque eu amo” – Lívia Barbosa

Iniciamos a entrevista perguntando se ter os quatro filhos foi uma escolha dela ou se foi algo que não esperava. Em resposta ela disse: “foi uma escolha minha e se eu pudesse teria mais, porque eu amo”.

Lívia disse que ama ser mãe e que este amor aumentou a partir do momento que ela conseguiu ter mais tempo para ficar com os filhos. Atualmente ela fica em casa e é mãe por tempo integral.

“Quando eu só tinha os dois mais velhos eu trabalhava e por isso não tive todo aquele tempo para curtir eles, eu era mais nova e não tinha tanta paciência e maturidade como tenho hoje. Então os dois mais novos estão me proporcionando isso e, ao mesmo tempo em que eles me proporcionam isso eu dou mais amor e mais carinho para os mais velhos”.

 

Chegada dos filhos

Ela contou que dos seus quatro filhos apenas o primeiro não foi planejado. Na época ela já estava casada, mas ainda morava com seus pais. Seu desejo era ter o primeiro filho após se mudar para a sua casa própria.

“O bebê veio de surpresa, foi depois de dois anos e meio de casado, mas, foi uma surpresa. Eu fiquei um pouco assustada, mas foi uma benção na minha vida porque em tudo Deus tem um propósito. Eu até evitava, porém nós não sabemos qual é o propósito, Deus sabe de todas as coisas”.

Segundo Lívia, mesmo com o susto, foi tranquila a primeira gravidez e a primeira experiência como mãe. Como ela morava com seus pais, eles a ajudaram cuidar de seu filho Asafe.

Já Alefe (7 anos), Abner (1 ano e cinco meses) e Aslan (10 dias) foram planejados. Ela contou que ao ter o terceiro filho e sofrer um aborto espontâneo, seus dois filhos mais velhos ficaram pedindo por mais um irmãozinho e foi aí que ela decidiu engravidar novamente. “Eles ficaram me cobrando muito e perguntando quando eu arrumaria outro. Aí nós planejamos a arrumamos o Abner, que é o de um ano e cinco meses. E como eu queria ter mais filhos nós planejamos o bebezinho, o Aslan”.

Questionada sobre como é cuidar de quatro filhos, ela disse que não é fácil, mas que tenta fazer o possível para brincar e dar atenção para eles.

“São todos meninos, então já dá pra imaginar que eles são elétricos e agitados, com isso, é cada dia uma nova surpresa. E com a pandemia, eles acabaram ficando muito limitados e eles têm muita energia para gastar, então não é fácil. Mas, a gente interage, faz uma coisa, faz outra, tentando buscar sempre uma motivação para eles fazerem algo. O dia passa rápido e quando você vê já está na hora de dormir. Aí a gente vai conciliando”.

 

“As pessoas acham até engraçado eu querer ser mãe, já fui até apelidada de mãe de multidões porque eu gosto demais e se eu pudesse teria uns 10 filhos” – Lívia Barbosa

Isso mesmo, Lívia comentou que tem o desejo de ter mais filhos e que se pudesse teria ainda mais. Mas, ela ressaltou que mesmo gostando ela sabe que não é fácil a vida de uma mãe.

“É uma benção, filho é bom demais, mas, a gente muda a vida totalmente, pois, ser mãe é uma renúncia. No momento em que você tem o primeiro filho, por exemplo, você muda tudo: o seu sono, a sua rotina. Então não é fácil. É uma dádiva de Deus, mas, é uma mudança radical, não é fácil, mas, a gente dá conta”.

Ela comentou que muitas pessoas a perguntam se ela tem quatro filhos porque está tentando ter uma menina. “A pergunta que eu mais recebo é: ‘Você está tentando uma menina? ’ E eu digo que não. Se eu falar que eu não crio expectativa e que eu não queria uma menina eu vou estar mentindo, mas, se eu tivesse o poder de escolha eu escolheria os meus quatro filhos novamente porque eu amo eles demais e em tudo Deus tem um propósito, se fosse pra eu ter uma menina eu teria”.

 

O mundo está ruim de mais para muitos filhos?

Esse foi um dos questionamentos que fizemos a ela, pois, muitas pessoas dizem que não querem ter filhos ou que terão apenas um filho porque o mundo está muito ruim e difícil. Então, perguntamos sua opinião sobre esse pensamento.

“Eu acho que quem pensa assim está equivocado, porque filho é uma benção, é herança do Senhor, ele nos confia à responsabilidade de gerar uma vida. É um milagre gerar uma vida. Eu amo ser mãe, e eu falaria pra quem não tem vontade ou pra quem tem vontade de ter só um, que tenham filhos, porque jamais Deus dá uma coisa que a gente não tenha capacidade de cuidar, ele sabe que a gente dá conta”, comentou.

 

O que é ser mãe?

“Ser mãe pra mim é uma missão. Deus me confiou essa missão de cuidar dos filhos dele” – Lívia Barbosa

Lívia comentou que quando era jovem ela nunca imaginou ter quatro filhos, apenas tinha o desejo de ter um casal, assim como a maioria das pessoas. Mas, quando ela teve a primeira oportunidade de ser mãe ela conseguiu amar cada momento.

“É um milagre de Deus e eu amo todas as etapas de ter um filho, eu amo o positivo, eu amo o primeiro chutinho, até as dores a gente se acostuma. Então ser mãe pra mim é isso, é uma missão, uma confiança que Deus deposita na mulher para gerar um filho dele. A coisa mais linda do mundo é ser mãe”.

E seu amor por ser mãe é tão grande que ela ainda pretende ter mais filhos. “As vezes as pessoas falam: ‘Nossa, mas você é corajosa. Tem quatro filhos e ainda quer mais?’. Porque é algo que eu cogito muito, tenho o desejo de ter mais, porém, é uma decisão que depende de mim e do meu esposo, temos que entrar em comum acordo”, comentou.

 

“Deixo a mensagem para que todas tenham filhos, porque quando a gente é mãe nós criamos uma experiência de vida, nós temos mais empatia, mais amor ao próximo e mais resiliência [...]” – Lívia Barbosa

Ao final da entrevista Lívia deixou uma mensagem para todas as mamães e para aquelas que ainda desejam ser.

“A mensagem que eu quero deixar para todas que são e que ainda serão é que agente consegue. Às vezes achamos que não vamos conseguir, mas, passa tão rápido e quando você vê já passou aquela fase, nós temos que curtir todos os momentos, o momento da gestação, o nascimento, a amamentação, porque vai passar e não vai voltar. Deixo a mensagem para que todas tenham filhos, porque quando a gente é mãe nós criamos uma experiência de vida, nós temos mais empatia, mais amor ao próximo, mais resiliência e os nossos filhos nos ensinam tantas coisas”.

Ela também deixou uma mensagem especial para a sua mãe Maria do Carmo de Sousa.

“Eu amo muito a minha mãe. Foi ela quem me gerou, me deu o dom da vida e ela é uma pessoa que me ajuda muito com meus filhos, ela me auxilia muito. Eu a amo de mais”.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024