• 26/04/2024
29 Abril 2022 às 12h09
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Dia Internacional da Dança: professor Robson Fonseca conta um pouco sobre o seu amor por esta arte

“A dança para mim é poder falar sem precisar abrir a boca, é falar com o corpo. [...] é o momento que você tem para extravasar, para se expressar e ser livre. É uma forma de liberdade” - Robson Fonseca

Hoje (29) é celebrado o Dia Internacional da Dança, data esta que foi instituída pelo Comitê Internacional de Dança da UNESCO, no ano de 1982, em homenagem ao coreógrafo, bailarino e ensaísta francês Jean-Georges Noverre, nascido em 1727. A data também tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da dança na vida das pessoas e de incentivar governos de todo o mundo a investirem e apoiarem o ensino dessa arte, que é uma das mais antigas expressões artísticas da humanidade.

E para celebrar a data, a reportagem do Portal Arcos entrevistou o professor de dança Robson Manuel Fonseca Santos, que dá aula de Fit Dance em Arcos.

 

Quando iniciou na dança?

Robson Fonseca é natural de Itapecerica e mora em Arcos desde que era criança. E foi bem cedo que o seu amor pela dança começou a crescer.   “Quando criança eu tive as mesmas referências que a gente tem de ver televisão e eu sempre gostei das áreas que exercitasse mais a criatividade e que fossem mais pra esse lado da dança”.

Ele contou que sua primeira experiência com a dança foi em um projeto sócio cultural que era oferecido em sua escola. “Tinha um projeto no bairro em que eu morava, no Esplanada, e lá tinha algumas oficinas de desenho, dança e eu tive a primeira experiência com o hip-hop. Depois eu participei de outro projeto sócio cultural e tinha várias modalidades de dança, tinha um pouco de tudo. Foi lá que eu também tive experiências”.

Depois de alguns anos Robson começou a trabalhar como educador de artes visuais e em seu tempo livre ele fazia aula de jazz, com a professora Noara Gomes e também fazia aulas na cidade de Formiga, com o professor Guilherme.

 

Momento em que reconheceu seu amor pela dança

“Eu voltei a dançar e era como que se tudo estivesse voltando para o lugar, era um tempo em que eu conseguia me distrair, eu trabalhava a minha autoestima e era aquela sensação de liberdade.” – Robson Fonseca

Robson contou que, durante a pandemia da Covid-19 ele passou por um período difícil e de autodescoberta, pois, se questionou se realmente deveria continuar dançando. “Nesse período eu comecei a refletir que eu tinha parado de fazer algumas coisas na minha vida, a exemplo da dança. E eu tinha parado de dançar, pois, eu decidi que eu tinha que fazer alguma coisa séria da minha vida, eu achava que a dança não era algo sério e eu pensei que deveria focar e fazer uma faculdade. Eu achava que a dança era só uma diversão, mas, a diversão também pode ser algo sério”.

Ele contou que nessa época começou a trabalhar e a fazer faculdade e percebeu que ainda assim poderia continuar fazendo o que tanto gostava, e era dançar.

“Teve um dia que eu pensei que já estava encaminhando muita coisa, já estava trabalhando, já estava fazendo faculdade e minha vida estava andando. E eu pensei: ‘as pessoas gostam de sair, beber, conversar e eu gosto é de dançar e eu vou voltar’. Nesse período eu voltei a dançar e era como que se tudo estivesse voltando para o lugar, era um tempo em que eu conseguia me distrair, eu trabalhava minha autoestima e era aquela sensação de liberdade”.

 

Início como professor de dança

Robson contou que depois começaram a surgir algumas oportunidades para ele dar aula de dança. Então ele procurou orientação de seus professores de dança para iniciar na profissão.

“Eu entrei em contato com a Noara e com o Guilherme e falei sobre a oportunidade e disse que eu queria muito fazer pelas pessoas o que a dança fez por mim. Então, eu busquei orientação sobre o que eu precisava fazer”.

Ele também contou que surgiu a oportunidade dele participar de uma live junto com uma cantora e tudo isso o impulsionou a iniciar na carreira como professor de dança.

 

“Então, o que eu quero ali é que as pessoas se desliguem um pouco do seu dia, que seja um momento de se reencontrar, de ser livre” – Robson Fonseca

A partir daí Robson decidiu iniciar na profissão e hoje, como professor, ele tenta passar para seus alunos o mesmo sentimento que ele tem pela dança, o sentimento de liberdade.

“Eu sempre quero que as aulas sejam dinâmicas e divertidas também, e que não seja um momento de autocobrança. Então, o que eu quero ali é que as pessoas se desliguem um pouco do seu dia, que seja um momento de se reencontrar, de ser livre”, comentou.

“Eu recebo mensagens das minhas alunas e elas dizem que se sentem livres, que elas podem ser elas mesmas e quando eu recebo essas mensagens eu sei que estou indo no caminho certo. Eu prezo muito por isso, para que não seja mais uma coisa que a pessoa tenha que se cobrar, e sim que seja um momento para se desligar”.

 

Benefícios da dança

E além da diversão, Robson explicou que a dança também proporciona vários outros benefícios para a mente e o corpo.

“A dança ela libera os hormônios da felicidade que é a serotonina e a endorfina e fazendo a aula ela libera os hormônios que são bons para a cabeça e também para o corpo. E dançar é um exercício aeróbico que ajuda muito no emagrecimento e acaba que, por alguns exercícios exigirem um pouco de força, ajuda nesta questão de tonificar os músculos”, explicou.

Ele explicou que com a dança as pessoas também conseguem desenvolver uma melhor coordenação motora. “A pessoa também desenvolve a coordenação motora, porque a gente desenvolve tanto exercícios para o lado direito quanto para o lado esquerdo, também giramos, e tudo isso envolve a coordenação motora”.

 

“A dança para mim é poder falar sem precisar abrir a boca, é falar com o corpo” – Robson Fonseca

Ao final da entrevista, Robson falou um pouco do que a dança significa para ele.

“A dança para mim é poder falar sem precisar abrir a boca, é falar com o corpo. Além, dos benefícios que traz para a saúde, pra mim é sobre toda uma forma de expressão. Às vezes passamos por algumas situações na vida em que não podemos falar da forma que queremos, então, a dança é o momento que você tem para extravasar, para se expressar e ser livre. É uma forma de liberdade”.

 

Aulas com o professor Robson

Na próxima terça-feira (03/05) o professor Robson Fonseca começará a dar aula de Fit Dance na academia Performance. As aulas serão nas terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 6h às 07h da manhã e das 18:30h às 19:30h.

Para mais informações é só entrar em contato com a Academia Performance, pelo número (37) 3405-0099 ou com o professor Robson pelo número (37) 9.9818-2614.

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024