• 26/04/2024
11 Abril 2022 às 12h40
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Jornalista Cláudio Miranda conta um pouco de sua história e sua trajetória na profissão

No último dia 07 de abril foi celebrado o dia do Jornalista. Profissão esta, que se dispõe a levar informação relevante e de qualidade para a população, independente do dia ou horário. Então, para homenagear todos esses profissionais, o Portal Arcos entrevistou um dos jornalistas mais carismático e conhecido da nossa região, Cláudio Miranda, que é apresentador do Alterosa Alerta.

Cláudio Gonçalves Miranda tem 45 anos e é natural de Luz. Ele é filho de Vicente de Paula Miranda Ferreira e Ilda Gonçalves Miranda, tem cinco irmãos e mora em Divinópolis e também em Lagoa da Prata.

 

Início da jornada como Jornalista

No início da conversa com Cláudio Miranda, ele nos contou que começou a trabalhar muito cedo. Ele veio de uma família simples, com isso, começou a trabalhar aos 7 anos como catador de sucata, papelão (materiais recicláveis) e conciliava com um trabalho de engraxate e vendedor de picolé. Aos 11 e 12 anos ele trabalhou em supermercados e como cobrador de ônibus. Dos 13 aos 18 anos como balconista de lanchonete, dos 18 aos 23 trabalhou em uma casa de peças e tintas e aos 24 anos trabalhou como vendedor de cerveja, em Lagoa da Prata.

“Depois abri a minha própria loja de tintas automotivas e tive uma oficina de Lanternagem e Pintura. Nessa época já conciliava o trabalho na loja com um Jornal impresso”, contou.

Entre 2003/2004 ele começou a trabalhar no jornal impresso “Em Dia”, na cidade de Lagoa da Prata. Ele contou que, o jornal foi fundado por um grupo de amigos com o intuito de abordar, de uma forma independente, os fatos e acontecimentos da cidade. “Era um grupo de jovens ativos na sociedade, que estavam incomodados com a imprensa ‘chapa branca’ que só publicava releases e informações de órgãos públicos que mantinham contratos de publicidade com os órgãos de imprensa”.

Após isso, surgiu a oportunidade dele fazer um teste na rádio Veredas FM, em 2007, e foi a partir daí que ele decidiu se dedicar ao jornalismo.

 

“Era uma rotina difícil, porém, era o meu objetivo” – Cláudio Miranda

Cláudio contou que não foi fácil ter que conciliar o trabalho e a faculdade. Ele chegou a parar os estudos em alguns momentos, mas, nunca desistiu de seu sonho.

“A vida toda trabalhei e estudei à noite, inclusive na época de faculdade. Comecei na PUC em Arcos e pegava ônibus diariamente. Não consegui pagar as mensalidades, parei e retomei depois. Tive a oportunidade de estudar na UFMT em 2010 e, devido a problemas de saúde do meu pai, abandonei o curso no Mato Grosso e voltei para Minas, onde retomei os estudos em Divinópolis. Saia de casa às 17h e voltava 1h da madrugada para trabalhar cedo no outro dia. Era uma rotina difícil, porém, era o meu objetivo”, relembrou.

 

Outros locais de trabalho – Ao iniciar a sua carreira como jornalista, Cláudio Miranda também chagou trabalhar nos seguintes locais: LPTV (Lagoa da Prata); Rádio Divinal e Rádio Lagoa FM (Lagoa da Prata); Jornal Última Hora; TV cidade (MT); Rádio Difusora (MT); TV Centro Oeste (MT); e TV Alterosa.

 

Trabalho na TV Alterosa

Perguntamos para Cláudio sobre como surgiu a oportunidade dele trabalhar na TV Alterosa, local em que ele está há 10 anos como jornalista. Ele contou que já era um parceiro da TV Alterosa na época do rádio e sempre em suas reportagens ele fazia imagens ou planos de sequência com o celular e, muitas vezes, ia para o ar. “Tinha facilidade do improviso e de narrar a história em sequência. Quando foram implantar o projeto do Alterosa Alerta na TV, me fizeram o convite para um teste, juntamente com outros apresentadores e eu fui escolhido”.

Ele disse que se lembra do primeiro dia em que apresentou o jornal ao vivo na TV Alterosa e que de início foi bem difícil. “Confesso que foi muito difícil. Apresentar um programa de TV ao vivo, conversar com uma câmera de forma mais natural possível, não é tarefa fácil para quem nunca fez. O rádio me ajudou muito nesse ponto, mas, acho que fomos melhorando aos poucos. Eu sempre me cobrei muito e assistia as minhas apresentações para fazer uma autocrítica e com isso buscar evolução. Até hoje aprendo”.

Cláudio comentou que em março eles comemoraram 10 anos do ‘Alterosa Alerta – 1ª Edição’ e disse que nunca se imaginou fazendo o que faz hoje, mas as coisas foram acontecendo naturalmente.

“É um desafio diário fazer um jornal regional. Mas conseguimos fazer isso graças principalmente à participação do telespectador e dos nossos parceiros em toda região”.

Perguntamos para ele, como é poder receber o carinho de todas as pessoas, principalmente as do interior que assistem o jornal diariamente. E resposta ele disse que: “É algo gratificante. O carinho, o respeito, a maneira que eu sou abordado pelas pessoas. É claro que alguns não gostam, talvez pela minha postura, cobranças, mas é algo normal. Sou grato a Deus por fazer o que faço e poder, por meio da minha profissão, contribuir de alguma forma, para que tenhamos um mundo melhor”.

 

“Levar uma informação que faça a diferença na vida das pessoas. Não informar apenas para conseguir likes ou seguidores. Por isso uso sempre a frase, “dar voz a quem precisa” – Cláudio Miranda

Quanto ao seu trabalho como jornalista, ele disse que sempre tenta levar informação as pessoas e também as autoridades, com o intuito de fazer com que os problemas da população sejam solucionados.

“Levar uma informação que faça a diferença na vida das pessoas. Não informar apenas para conseguir likes ou seguidores. Por isso uso sempre a frase, ‘dar voz a quem precisa’. Sempre acreditei nisso. É uma pena às vezes ter que noticiar certas situações para que as pessoas tenham os seus direitos respeitados. Mas o bom jornalismo tem esse papel e quase sempre, atinge esse objetivo, se for bem feito”.

 

Política – Na entrevista também perguntamos se ele tem a pretensão de futuramente, se candidatar como algum cargo político. Em resposta, Cláudio disse que: “Num futuro sim. Deus sabe o momento certo”.

 

“Temos uma missão árdua e desafiadora de fazer jornalismo no interior, onde o profissional muitas vezes não é respeitado e muito menos reconhecido” – Cláudio Miranda

Ao final da entrevista, Cláudio deixou uma mensagem para todos os seus colegas de profissão e agradeceu a todos os seus telespectadores pelo carinho recebido por todos esses anos.  

“Primeiro um agradecimento a todos os colegas jornalistas, profissionais, inclusive da cidade de Arcos, onde fiz e tenho bons amigos que ao longo desses anos estiveram ao meu lado nessa caminhada. Temos uma missão árdua e desafiadora de fazer jornalismo no interior, onde o profissional muitas vezes não é respeitado e muito menos reconhecido. Existe algumas profissões que é preciso ter algo mais para que as pessoas às escolham, o jornalismo é uma delas. É preciso ter amor pelo que faz”.

“Ao público, telespectadores, a minha gratidão por confiar no nosso trabalho e permitir que diariamente eu entre nas suas casas”.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024