• 27/04/2024
29 Março 2022 às 13h18

Arcos é contemplada com dois programas ambientais

Arcos é contemplada com dois programas ambientais

O município é uma das 87 cidades mineiras selecionadas pela Secretaria de Estado  de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com os Programas: Jovens Mineiros Sustentáveis e Conheça seu amigo - Identificação de cães e gatos domésticos 

O evento foi realizado na Capital Mineira, Cidade Administrativa com a presença do Governador do Estado Romeu Zema

A secretária de Meio Ambiente Joelma Fernandes Rodrigues e Dra. Kenia  Ziland   (Assessora Jurídica) representaram o município no evento que teve como finalidade a assinaturas dos termos de cooperação técnica celebrado com o Estado de Minas Gerais.

Arcos foi um dos poucos Municípios Mineiros contemplado com os dois programas.

 

 Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

Consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária que visa capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso em educação a distância (EAD), Educação Ambiental, além de formar alunos do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico. O projeto também prevê o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos e das escolas.

Neste projeto foram selecionados 40 (quarenta) municípios do Estado de Minas Gerais para celebração do Termo de Cooperação Técnica com a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e as Escolas agraciadas do município foram Yolanda Amorim de Carvalho e Escola Municipal Santo Antônio.

 

 Programa Conheça Seu Amigo Identificação de Cães e Gatos Domésticos

Selecionou municípios mineiros interessados em aderir ao Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos que envolve a doação, por parte do Estado, de microchips para identificação de cães e gatos pelo método de aplicação subcutânea, além de leitores, cabendo ao município a aplicação dos microchips. O público alvo prioritário são animais provenientes de comunidades de baixa renda, animais errantes, para doação sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil e áreas de superpopulação animal, buscando a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada. Arcos foi contemplada com 879 microchips.

O prefeito Claudenir (Baiano) ressaltou a importância dessa conquista para a cidade. ‘‘Estou muito feliz e honrado em ter sido contemplado para participar desses dois programas.

O programa de microchipagem vai ao encontro da política pública ambiental que está sendo desenvolvida no atual governo que tem dentre as  prioridades o controle da população de rua animal e maior atenção para toda a fauna doméstica para possibilitar a identificação de vetores e hospedeiros para interromper a cadeia de doenças, e ainda a formação da consciência de responsabilidade dos donos em relação aos cuidados com seus animais e interromper a cultura do abandono.

Acredito na educação como agente transformador e isto será possível com o programa Jovens Mineiros Sustentáveis que levará conhecimento ambiental aos alunos e consciência de que é necessário um ambiente sadio e equilibrado para preservar a presente e futuras gerações”

VEJA TAMBÉM