• 26/04/2024
08 Fevereiro 2022 às 12h06
Atualizada em 08/02/2022 às 15h25
Fonte de Informação: da Redação Cecília Calixto

Em entrevista, Sargento Jonas Otaviano fala sobre os índices de criminalidade em Arcos

No ano de 2021 o Estado de Minas Gerais se destacou no baixo índice de criminalidade e conseguiu continuar no topo, entre os estados mais seguros do país. Segundo os índices analisados pelo Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o estado teve o menor índice de criminalidade dos últimos dez anos. Em 2012 (janeiro a novembro), foram registrados 74.788 crimes violentos; no mesmo período de 2021, foram 33.802 registros; uma redução de 54% em uma década.

E assim como Minas Gerais, a cidade de Arcos também é conhecida por ser uma das mais seguras da região. E para falar sobre os índices de 2021 e saber se a cidade ainda se destaca em sua segurança pública, a reportagem do Portal Arcos entrevistou o Sargento Jonas Otaviano Costa, da Polícia Militar em Arcos.

Segundo Sargento Jonas Otaviano, em 2021, os registros de crimes violentos em Arcos tiveram um aumento de 57,14%. Isso, porque em 2020 foram registrados 14 crimes violentos e em 2021 foram 22 crimes. Porém, segundo ele, vários fatores contribuíram para o aumento desses crimes no município.

“Vale ressaltar que diversos fatores, como IDH, população flutuante e crise econômica influenciam diretamente neste tipo de delito”, explicou.

E ele também comentou que, ainda assim, em comparação a cidades do mesmo porte, Arcos ainda figura como um dos municípios de melhor controle da criminalidade violenta. Segundo ele, existem cidades de mesmo porte que registraram mais de 100 ocorrências dessa natureza em um ano, enquanto Arcos registrou apenas 22 ocorrências.

 

Principais ocorrências registradas

Em todo o ano de 2021 a Polícia Militar de Arcos registrou o total de 6.410 ocorrências.

Segundo Sargento Jonas, o tipo de ocorrência é muito variável, porém, as mais frequentes são: vias de fato e agressão, lesão corporal, perturbação do sossego, atrito verbal, infrações de trânsito, estelionato e furtos simples.

Também perguntamos na entrevista sobre as ocorrências relacionadas a violência contra a mulher na cidade de Arcos, se houve um aumento ou não.

Em resposta, Sargento Jonas Otaviano disse que: “Sim. O número de ocorrências relativas à violência contra a mulher também sofreu um ligeiro aumento nos últimos meses. Mas, talvez possa ser um indicativo de que as vítimas têm denunciado mais e procurado as forças policiais e a justiça no anseio de encontrar a paz”, comentou.

 

Efetivo e recursos

Sabe-se que o efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais necessita ser melhorado, e segundo o Sargento Jonas, muitos policiais aposentam todos os anos e a reposição do efetivo não tem sido suficiente, com isso, esse é um problema que praticamente todos os municípios têm enfrentado.

Com isso, eles tentam compensar esse déficit no efetivo com o uso dos recursos tecnológicos. “Como forma alternativa de compensar os recursos humanos, temos investido na tecnologia, através de videomonitoramento constante das vias públicas”.

Com relação ao videomonitoramento, neste ano de 2022 a Polícia Militar irá conseguir fazer uma ampliação no sistema de ‘Olho Vivo’ da cidade, por meio de dotação orçamentária que foi repassada pela Câmara Municipal ao executivo. Em reunião realizada no fina de 2021, o executivo confirmou que usaria esse recurso para ampliar o sistema de ‘Olho Vivo’ no município.  

Segundo Sargento Jonas, o processo licitatório para aquisição do equipamento já está em andamento e assim que for concluído eles informarão.

Em 2021 a Polícia Militar também recebeu do poder público municipal mais três viaturas e três motocicletas novas, para melhorar ainda mais os serviços de segurança pública no município.

 

“[...]A população de Arcos se sentir segura é o nosso maior objetivo!” – Sargento Jonas

Ao final da entrevista perguntamos sobre como ele define os trabalhos desenvolvidos em 2021 pela Polícia Militar. Em resposta, ele disse que: “A análise dos últimos anos é altamente satisfatória do ponto de vista dos resultados. A população de Arcos se sentir segura é o nosso maior objetivo”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024