• 20/04/2024
25 Janeiro 2022 às 18h11
Atualizada em 25/01/2022 às 20h10
Fonte de Informação: da Redação Cecília Calixto

Secretária Municipal de Educação fala sobre o retorno das aulas no próximo dia 07

Em entrevista ao Portal Arcos, ela também falou se será exigida ou não a vacinação contra Covid-19 dos alunos, para o retorno às aulas.

Pais e alunos da rede municipal de ensino de Arcos já podem se preparar para o retorno das atividades escolares que acontecerá no dia 07 de fevereiro, segundo informou a secretária municipal de educação, Lidiane Aparecida Lopes Silva Oliveira, em entrevista ao Portal Arcos.

Segundo Lidiane, o retorno será totalmente presencial: “Está tudo organizado para o retorno 100% presencial, mas também estamos preparados para qualquer mudança e oferecer aulas de maneira híbrida”, comentou.

 

Matrículas

Quanto às matrículas, Lidiane disse que os pais de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental que se cadastraram pelo SUCEM (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula), devem fazer a matrícula nas escolas para as quais o aluno foi direcionado. As matrículas iniciarão no dia 1° e vão até o dia a 04 de fevereiro.

O mesmo vale para casos de matrículas novas. No mesmo período os pais deverão procurar as unidades escolares, para saber se existem vagas disponíveis.

Já a realização de rematrícula e matrícula em Creches e de alunos de Educação Infantil (1º a 2º período), o prazo foi finalizado no final de 2021. O prazo de rematrícula para alunos do 2° ao 5° ano também foi encerrado no final do ano passado.

 

Será exigida vacinação contra covid-19 em Crianças?

Tendo em vista que se iniciou em todo Brasil a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, perguntamos para Lidiane se será exigida a vacinação contra a Covid-19 dos alunos, para eles retornarem às aulas.

Em resposta ela disse que, no momento, não será exigida a vacinação.

“Não. Neste primeiro momento não será exigida a apresentação do cartão de vacina contra Covid 19. Até porque as doses aplicadas foram somente para crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades”.

Porém, todos os profissionais da educação deverão estar vacinados, conforme decreto municipal, publico em 2021.

“Há um decreto assinado em 2021 pelo prefeito Municipal que prevê a exigência da apresentação do cartão de vacina a TODOS os funcionários públicos. No fim do ano passado os professores apresentaram cópia do cartão aos diretores das escolas e à Secretaria de Educação. Os professores que serão contratados para o exercício de 2022, deverão apresentar o cartão no ato da designação”, explicou.

 

Medidas de prevenção a Covid-19

Lidiane também disse que a secretaria Municipal de Educação continuará aplicando, em todas as escolas da rede municipal de ensino, as medidas protetivas contra a Covid-19.

Segundo ela, existe um protocolo que foi muito bem elaborado por especialistas e ele será seguido rigorosamente pela secretaria e todas as escolas. Deverão ser seguidas diariamente as práticas de: uso de máscara facial, álcool em gel, higienização dos mobiliários e do espaço físico e o distanciamento nos locais de uso coletivo.

 

Materiais escolares e uniformes.

Lidiane também informou que já foi efetuado o pedido para a licitação de novos kits escolares e uniformes, para serem distribuídos para os alunos. Segundo ela, a entrega deve ocorrer ainda neste primeiro bimestre.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024