• 26/04/2024
19 Janeiro 2022 às 18h07
Atualizada em 19/01/2022 às 18h07
Fonte de Informação: da Redação Cecília Calixto

Janeiro branco: Psicóloga Selma Rodarte fala sobre os cuidados com a saúde mental

Iniciamos o ano de 2022, e o início de um novo ciclo sempre vem acompanhado de metas, novos planos e objetivos a serem alcançados. Mas, para realizar tudo isso é necessário, antes de tudo, estar em dia com a saúde mental.

Por isso mesmo, que no primeiro mês do ano é celebrada a Campanha Janeiro Branco, com o objetivo é chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

De acordo com o site da campanha Janeiro Branco, essa data foi escolhida, pois, é no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Então, é neste momento que entra a necessidade de cuidar da saúde mental.

Para falar um pouco mais sobre o tema, a reportagem do Portal Arcos entrevistou a psicóloga clínica Selma Rodarte, que é especialista em Terapia Individual, Terapia Infantil, Terapia Familiar e Teste Vocacional.

 

Aumento pela procura de atendimentos psicológicos

A psicóloga Selma Rodarte iniciou falando sobre a importância das pessoas cuidarem de sua saúde mental, tendo em vista que neste período da pandemia da Covid-19 os casos de depressão e ansiedade aumentaram muito entre as pessoas.

“O período de isolamento social, as pessoas ao ficarem mais confinadas, gerou os transtornos psicológicos. Agora não é mais lidar com os conflitos alheios, e sim lidar com os seus próprios conflitos”, comentou.

Em seu consultório Selma disse que teve um aumento aproximado de 50% no número de pessoas procurando por atendimento psicológico. “Teve um aumento significativo, e foram casos mais voltados para o transtorno de depressão e ansiedade. Também aqueles com perdas imensuráveis, como os casos de mortes relacionadas a covid-19”.

Ela também comentou que devido a pandemia da Covid-19, também aumentou o número de teleatendimento.

 

“As pessoas que cuidam da mente, elas ficam mais centradas e com foco.    E isso traz qualidade de vida a saúde mental” – Selma Rodarte

Perguntamos para a psicóloga, se devido a esse aumento de casos transtorno de depressão e de ansiedade, se tornou ainda mais essencial que as pessoas busquem cuidar de sua saúde mental. Em resposta, ela disse que sim, pois o cuidado com a saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. “Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável”.

Também perguntamos se o cuidado com a saúde mental, contribui para um melhor desempenho ao tentar realizar metas e objetivos durante o ano.

“Sim, quando se busca um tratamento psicológico, as pessoas se situam na vida. Buscam seguir com suas metas e os renovos, porque percebem com mais clareza as coisas, elas param de procrastinar e tomam um ‘norte’ para a vida. As pessoas que cuidam da mente, elas ficam mais centradas e com foco. E isso traz qualidade de vida a saúde mental”, explicou.

 

Trata –se de um completo ao estado de bem-estar físico, mental e social”

Selma Rodarte ressaltou que a saúde mental merece total atenção em todos os aspectos, tendo em vista que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é um completo ao estado de bem-estar físico, mental e social.

Quanto ao benefício de cuidar da saúde mental ela citou: “facilidade para tomar decisões e resolver conflitos, resiliência e capacidade de enfrentar qualquer dificuldade, bom relacionamento interpessoal. Dentre outros”.

 

Coisa de gente doida?

Dizer que terapia é ‘coisa de gente doida’, infelizmente, era uma frase que muitos diziam antigamente, o que gerava um certo preconceito com relação a procura pelo serviço. Porém, a realidade hoje é outra, e sabe-se que o atendimento psicológico é para qualquer pessoa, de qualquer idade. Quanto a esta questão, perguntamos a psicóloga Selma Rodarte se ela ainda percebe um pouco de preconceito por parte das pessoas quanto ao serviço.

Hoje já percebo que tem perdido força, pelo menos no meio em que vivo muitas resistências já foram quebradas. A psicologia pode realmente contribuir para que a pessoa viva melhor, pois, o seu objetivo maior é o autoconhecimento. O psicólogo não julga, não censura e mantém absoluta confidencialidade. E, o mais importante, propõe soluções pois, o papel da profissão é escutar, orientar e mostrar que existem caminhos a serem seguidos”, comentou.

 

Saúde Mental no Trabalho

Outra questão que também tem preocupado muito a OMS é com relação a saúde mental no trabalho. Cobrança por resultados, medo de demissão, clima organizacional ruim, são algumas das razões que levam os profissionais a se sentirem cansados, preocupados, nervosos e sem energia, o que afeta diretamente sua saúde mental.

Devido a isso, muitas empresas já têm adotado medidas para acompanhar e cuidar da saúde mental de seus funcionários. Segundo Selma Rodarte, essas ações por parte das instituições públicas ou privadas são muito importantes, pois irão nortear melhor os seus profissionais.

“A OMS, traz uma frase que é muito importante: ‘saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com o stress da vida, trabalha de forma positiva e produtiva e se encontra apto para dar a sua contribuição na sua comunidade’. Então um profissional centrado e situado, só tende a crescer na empresa. É um investimento que traz excelentes retornos’, comentou.

 

“As campanhas são essências para a conscientização da população” – Selma Rodarte

Ao final da entrevista, a psicóloga Selma Rodarte falou sobre a importância da campanha Janeiro Branco, para incentivar as pessoas a cuidarem ainda mais de sua saúde mental.

“As campanhas são essências para a conscientização da população. Essa do Janeiro Branco traz esclarecimento para a saúde da nossa mente. A Organização Mundial da Saúde, tem realizado vários eventos e movimentos, para que o mundo inteiro olhe para isso, como sendo uma questão mundial e, a cada vez mais, alarmante. Hoje em dia os mais preocupantes são os transtornos de depressão e ansiedade, também existe um número exorbitante de suicídios que é uma preocupação mundial”, finalizou. 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024