Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2030/67e69b90e67fb.jpg

Arcoense Walter Marinho participará como palestrante da Rio Innovation Week

O evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, será o maior evento de 2022 voltado para a área da inovação, empreendedorismo e Cidades Inteligentes

Acontecerá entre os dias 13 a 16 de janeiro, no Rio de Janeiro, o Rio Innovation Week, que é o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina.

Este evento contará com a presença de grandes personalidades empresariais mundiais, entre elas está: o britânico Richard Branson, presidente e fundador do grupo Virgin; Steve Wozniak, que é cofundador Apple; o Astronauta Marcos Pontes, que é Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações; e Francis Suarez, Prefeito de Miami - EUA.

Entre esses grandes palestrantes também está o nome de um arcoense, o empresário, consultor e professor Walter Marinho. Para falar sobre sua participação no evento, ele concedeu uma entrevista ao Portal Arcos.

 

Evento de inovação, empreendedorismo e Cidades Inteligentes

Walter iniciou a entrevista explicando que o Rio Innovation Week é um evento que está sendo promovido pelo Governo do Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e também dos empresários locais, com o intuito de relançar o Rio de Janeiro como um Porto de Cidades Inteligentes, com conexão de grandes discussões a nível de Políticas Públicas e do próprio empreendedorismo e inovação a nível da América Latina.

Segundo ele, este será o maior evento de 2022 voltado para a área da inovação, empreendedorismo e Cidades Inteligentes.

Grandes nomes desses setores estão participando do evento como palestrantes, e Walter Marinho será um deles. “Eles convidaram grandes nomes como o do cofundador da Apple, Steve Wozniak, do Ministro Marcos Pontes, e a Luiza Trajano, do Magazine Luiza, Richard Branson, presidente e fundador do grupo Virgin e alguns políticos. Então, será um evento misto ao qual eu tive o prazer de estar participando de três painéis. Eu estarei a partilhar o palco nesse mega evento, com esses grandes empresários a níveis globais”, comentou.

 

Empreendedorismo

Walter Marinho falará de três temas no evento. O primeiro será sobre empreendedorismo, onde ele contará um pouco sobre sua trajetória como um visionário empreendedor e suas falhas durante o percurso, falhas estas que o fizeram crescer.

“Parece estranho, mas é algo que eu falo muito, pois foram estas falhas que me trouxeram uma melhoria contínua para chegar até aqui. Porque a falha na nossa visão nacional ela te aprisiona no sentido de que você errou e você é “culpado”. Mas, a visão Europeia e Americana é que quanto mais você errou no processo empreendedor de resiliência e desafios,  melhor você fica ou esta preparado para suportar as grandes pressões do mercado, se tornando um empreendedor melhor. Tem pessoas que têm vergonha de falar de suas falhas e eu não me orgulho delas, mas não tenho nenhum problema com isso. Eu falo que o meu êxito vem da minha inconformidade e dos meus erros”.

“A minha origem é de Inovação, resultando em muitos fracassos aos quais transformei em conhecimento, novidade e utilidade, tendo o usuário como epicentro desta mudança, o que implicou-me a capacidade de imaginar o que não existe, adotar a novidade, questionar a rotina, pensar e executar diferente, dentro de uma rede multidisciplinar de recursos oriundos de vários países, me permitindo uma rota de aprendizagem contínua. E todos que estarão neste grandioso evento, são pessoas milionárias, visionárias e que cometeram muitas falhas, todos vão contar essa parte de sua história, eles vão falar como cada um superou seus desafios”, explicou.

“Adaptar se é a chave para que como Gestores sermos um relógio, como líderes sermos uma bússola e como empresários devemos ser um canivete suíço” – Walter Marinho

 

Cidades Inteligentes

Na segunda palestra Walter irá falar sobre Smart Cities (Cidades Inteligentes) e políticas públicas. Cidades Inteligentes são espaços urbanos que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação entre outros meios e recursos, para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e a competitividade, atendendo as necessidades das gerações atuais e futuras nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, devendo ser atrativa para cidadãos, empreendedores e trabalhadores, gerando empregos e reduzindo as desigualdades.

Com isso, Walter irá falar sobre o que as Smart Cities podem trazer de melhor na visão de políticas públicas e de maior eficiência, com transparência nos gastos de recursos públicos. Segundo ele, com o uso da tecnologia junto com a governança é possível se ter uma política púbica mais próxima das verdadeiras necessidades locais dos bairros, ruas e até individuais dos cidadãos.

Ele explicou que, as Cidades Inteligentes usam da tecnologia e inovação para criar verdadeiras políticas públicas. “A exemplo das Favelas, tem gente que fala que eles são pobres, mas, são felizes. Mas, mesmo que eles sejam felizes não está certo eles viverem naquelas condições, tendo em vista a quantidade de recursos públicos que são empregados de forma errada e o resultado é o que está a vista de nossos olhos, que além disso temos o resultado de mais de 14 mil obras paradas. Faço uma observação, onde nós aplicamos a mesma quantidade de recursos públicos que são utilizados em países ricos de primeiro mundo, então não há uma falta de recursos, mas uma má aplicação dos mesmo. Então eu sou bem crítico a nível de gestão pública”, comentou.

“Não podemos estar confortáveis com a realidade das políticas públicas  as quais os cidadãos são reféns. As tecnologias e processos que compõe as Cidades Inteligentes podem contribuir para a mudança desse paradigma” – Walter Marinho

 

Inovação no setor público

E na terceira palestra Walter Marinho irá falar sobre ‘Inovação no Setor Público’.

“Estamos em transição para a Quarta Revolução Industrial, onde ninguém pode prever os rumos desta 4.0, porém, mesmo que os resultados sejam modestos, desde o início, passará a determinar o padrão e a direção de uma nova era para a indústria, governos e para as pessoas. Neste sentido eu vou falar sobre o Governo como plataforma, onde hoje os governos estão a passar todos os seus deveres de serviços, para as maquinas”.

“Como nós vamos colocar ética em máquina? Hoje o nosso telefone está aqui coletando os nossos dados e várias empresas e pessoas estão coletando esses mesmos dados, uns para nos proteger, outros para nos prejudicar, outros para nos vender ou impor alguma coisa. Um exemplo perigoso disso, está na utilização dos dados para fins eleitorais, já que hoje as pessoas vivem em prisões digitais, os dados sabem mais de nós do que nós mesmo e isso, conduzido de forma errada, trará vantagens e catástrofes a nível de Governos e, consequentemente, de pessoas, pois já temos no Mundo o exemplo de ditaduras digitais. Noutros exemplos temos a descriminação racial, sexual entre outras feitas por `máquinas`, lembrado que quem as programa são os humanos. Por mais que tenhamos uma lei de proteção de dados, o quanto isso realmente nos protege? Então vou falar um pouco sobre isso, sobre governança, voltada para o governo como plataforma”.

 

“O meu valor não esta nos diplomas, mas nas experiências que passei em vários países nos três contextos; empresarias, académicos e políticos, onde partilhar conhecimento é o que me mantem com essa chama viva para podermos acrescentar valor a nossa vida e na dos outros” – Walter Marinho

Ao final da entrevista perguntamos para ele, como é poder ser um arcoense que tem crescido profissionalmente e que tem conseguido ganhar destaque e levar o nome da cidade para vários lugares do Brasil e do Mundo.

Em resposta, ele disse que tem um carinho muito grande por Arcos, pois ele é arcoense e seus pais moram aqui. Ele também disse se sentir orgulhoso por ter persistido e conseguido ir atrás daquilo que ele acreditava.

“E eu sou muito orgulhoso de saber que eu consegui permanecer resiliente e persistente, indo atrás daquilo que eu acreditava e continuo buscando, pois, é uma busca incessante. São as experiências que passei em vários países nos três contextos; empresarias, académicos e políticos, onde partilhar conhecimento é o que me mantem com essa chama viva para podermos acrescentar valor a nossa vida e a dos outros”.

“Fico muito feliz por cada vez que venho aqui e que vejo que a cidade tem crescido. Só espero que esteja a fazer isso de forma sustentável. E que nós possamos atrair outras indústrias também, além das grandes indústrias de cimento que aqui estão, acho que nós temos um grande potencial para isso e podemos ir mais além na busca do desenvolvimento. Sem dúvida Arcos tem muito pessoas bem melhores do que eu, mas eu sou mais um que está lá para poder ajudar a divulgar o nome do município na região, no Brasil e fora dele”.

 

Quem é Walter Marinho?

Walter Marinho, tem 45 anos e é arcoense. Ele é empresário, consultor e professor na área de inovação, governança, cidades inteligentes e políticas públicas.

Ele é formado em Gestão, com especialização em ITIL Governance para Executivos, na Universidade Lusófona, em Portugal; é Executivo Master em Gestão Estratégica e Negociação, pela Laurent University, em Lisboa (capital de Portugal), a mesma em que começou a cursar o doutorado em Gestão e Inovação.

Walter é proprietário da Holding Geneseg Group que surgiu em 2007 na Europa. “A fundação da empresa foi um projeto que surgiu da minha parte através de oportunidades de comprarmos empresas com dificuldades econômicas para recolocá-las no mercado”.

Hoje Walter Marinho fica entre São Paulo e Brasília, continua administrando suas empresas, presta serviços de consultoria a empresas e a governos, faz palestras, é diretor de um Centro de Referência Nacional em uma Universidade no Rio Grande do Sul e Professor convidado de outras Instituições como URI, IBS/FGV, FACENS entre outras.

 

"Tudo o que o homem não conhece, não existe para ele. Por isso o conhecimento deve ser partilhado, já que o Mundo tem para cada um, a extensão que abrange o seu conhecimento” - Walter Marinho 

  

Veja também:

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

Foram registradas ocorrências que incluem prisão de foragido da justiça, infrações de trânsito, violação de domicílio, tráfico de drogas, vias de fato e agressão e descumprimento de ordem judicial por detento que cumpre prisão domiciliar.

Leia Mais