• 29/04/2024
01 Dezembro 2021 às 18h21
Atualizada em 01/12/2021 às 18h26
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Grupo de ciclismo ‘Lobos da Trilha’ realiza 3º Natal Solidário Desafio XCO em Arcos

Evento contou com premiações e a participação de vários atletas de Arcos e região

No dia 28 de novembro o grupo de ciclismo ‘Lobos da Trilha’ realizou no Parque Aquático de Arcos o 3º Natal Solidário Desafio XCO. O avento começou às 8h e recebeu a participação de vários atletas de Arcos e região, incluído a presença do atual campão brasileiro de Mountain Bike XCM 2021, Paulo Henrique Vieira (Leleo).

O evento que é realizado em seu terceiro ano consecutivo contou com a entrega troféus para os cinco primeiros atletas de cada categoria e também prêmios em dinheiro para os três primeiros lugares da Elite Masculina.

Em entrevista a reportagem do Portal Arcos, Silvano Silva, que é um dos coordenadores do grupo, falou um pouco sobre a realização do evento: “Nós pensamos em realizar o evento como uma forma de confraternização dos ciclistas, pois no final do ano já terminaram as competições oficiais e é um momento bom para fazer o evento. Depois que fizemos o primeiro virou moda, o pessoal gostou muito e agora já estamos no terceiro evento. O evento envolve todos os ciclistas de Arcos e região, ciclistas amadores, profissionais e iniciantes”, comentou.

O evento normalmente recebe a média de 70 atletas, entre eles muitos profissionais. Segundo Silvano, como a pista de ciclismo de Arcos é profissional e muito conhecida na região, muitos atletas de Elite já procuram o evento para poder participar.

Silvano comentou que é importante realizar esses eventos na cidade, pois, entre 2014 e 2016 esses eventos eram comuns no município, porém, depois de um tempo eles pararam de ser realizados e os atletas de Arcos ficaram sem ter algo para competir. Além do Natal Premiado, o grupo de ciclismo ‘Lobos da Trilha’ também realiza em média três eventos por ano e treinamentos mensais. “Fazemos uma corrida por mês, para fazer um treino. Nós chamamos de treino premiado e no último que fizemos vieram 90 ciclistas”.

“Cada evento que a gente faz tem mais pessoas, então o próprio pessoal nos motiva a continuar” – Silvano Silva

Silvano comentou que o esporte do ciclismo tem crescido muito na cidade de Arcos e, com isso, tem aumentado bastante o número de pessoas que participam das competições. “A cada ano está aumentando mais ainda e nós que fazemos o evento vemos isso, pois não paramos, estamos sempre empolgados. Cada evento que a gente faz tem mais pessoas, então o próprio pessoal nos motiva a continuar. Quem já participa sempre está convidando alguém pra participar também”.

Para Silvano, o que falta agora é um maior incentivo ao esporte, por parte do setor público e privado da cidade.

“Não recebemos apoio do poder público. Agora que estamos entrando em contato com eles, conversando e trocando algumas idéias. Até o apoio de comércios é muito pouco, alguns nos ajudam e quando ajudam eles mesmos se disponibilizam em ajudar. Neste evento nós não estamos tendo o apoio de ninguém do setor público. Os gastos pagamos com as inscrições e se não der nós temos que tirar dinheiro do nosso próprio bolso”, disse.

 

“Esses eventos incentivam, principalmente, as crianças e adolescentes a terem uma vida esportiva, uma vida saudável e se divertirem mais [...]” Paulo Henrique Vieira

Quem ganhou em primeiro lugar no Natal Premiado, na Elite Masculina, foi o atual campão brasileiro de Mountain Bike XCM 2021, Paulo Henrique Vieira (Leleo). Paulo Henrique foi consagrado como campeão brasileiro de MTB no ‘Campeonato Brasileiro MTB – Maratona’ que foi realizado em Juiz de Fora – MG, no dia 21 de novembro.  

Em entrevista, Paulo Henrique ressaltou a importância da realização desses eventos no município, como forma de incentivar crianças e adolescentes a praticarem o esporte. “Cada dia que passa tem diminuído os eventos esportivos, não só na cidade, mas na região. Esses eventos incentivam, principalmente, as crianças e adolescentes a terem uma vida esportiva, uma vida saudável e se divertirem mais. E nada melhor do que o esporte entrando na vida dessas crianças para dar mais disciplina, mais obediência e, automaticamente, despertar várias qualidades”.

Segundo Paulo Henrique, assim como o ‘Lobos da Trilha’, tem muitos outros grupos em Arcos que desemvolvem eventos e isso também ajuda que atletas amadores possam competir e assim avaliarem sua evolução no esporte.

“Então fico muito feliz de ver o cenário que tem acontecido em Arcos e toda região, e tem colocado a bicicleta como um veículo de interação entre essas pessoas e o esporte”.

 

“É um esporte muito caro e a gente precisa muito de ajuda, principalmente do município, para que os jovens possam se destacar” – Silvana Fátima Chaves

Também entrevistamos a atleta Silvana Fátima Chaves, que é uma atleta de grande destaque na cidade de Arcos e região.

Ela contou que desde pequena sempre teve vontade de praticar o ciclismo, porém, apenas em 2015, com o apoio de uma empresa, ela conseguiu iniciar no esporte.

Após muito treino, Silvana começou a ter um bom desempenho nos treinos e nas competições. Ela passou por várias categorias e a partir de 2018 ela passou a disputar na categoria Elite Feminina.

Para Silvana, é muito importante que o esporte continue ganhando força na cidade e na região, principalmente com o apoio do setor público.

“Hoje em dia o esporte é vida e eu acredito que sempre foi. O que podemos fazer é influenciar os mais jovens e incentivar, pois, é um esporte muito caro e a gente precisa muito de ajuda, principalmente do município, para que os jovens possam se destacar. Porque os mais jovens se espelham na gente”, comentou.

 

“Bicicleta é vida! O bom desses grupos e eventos de MTB é que eles tiram os meninos das ruas e das drogas, pois eles investem tempo com o esporte” – José Ronaldo

José Ronaldo pratica o esporte desde 2015 e começou após seu filho ter parado de praticar o esporte: “Meu filho competia no profissional em 2015, o Vitor Rodrigues, e ele parou e eu sempre fiquei apoiando ele. Ele ganhou muitas medalhas em Arcos, corria pela prefeitura de Arcos e depois ele vendeu a bicicleta e eu decidi começar a pedalar e estou até hoje. Já tem sete anos que estou pedalando e minha vida mudou muito”.

Ele também comentou que é muito importante que o município apoio o ciclismo em Arcos, pois ele ajuda a envolver as crianças e adolescentes.

“O que está faltando aqui em Arcos é o incentivo ao esporte, o que precisamos agora é só de apoio. A moçada nova está chegando aí e eles precisam disso, de praticar o esporte e ter apoio. Bicicleta é vida! O bom desses grupos e eventos de MTB é que eles tiram os meninos das ruas e das drogas, pois eles investem tempo com o esporte”.

 

 

 

ELITE MASCULINO
1°) Paulo Henrique  (Leleu)
2°) Flávio Elias  (Cogumelo)
3°) Jean Ricardo _de  Lagoa da Prata MG _
4°) Elvis Isidóro _ de Bambuí MG_
5°) Flávio Augusto

 

 

 

 

CADETE

1°)  Felipe E. Teixeira
2°) Dyego Pablo 
3°) Jean Marcelo - de Pains MG_
4°) Sávio Mota
5°) Paulo Diego

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ELITE FEMININO

1° ) Silvana Chaves
2°) Kariny Maira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXPERT

1°) Aislan Gouvea
2°) Gabriel Macedo
3°) Pedro Lucas Goulart
4°) Rafael Reis
5°) Phelipe Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MASTER
1°) Wagno Silva (Waguinho)
2°) Geraldo Campos (Gera)
3°) Marcelo Faria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VETERANO

1°) Edson Ramos de Formiga MG
2°) José Ronaldo Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUVENIL

1°) Ian Abner Silva de Luz MG
2°) Victor Washington Araújo
3°) João Vitor Rodrigues
4°) Gabriel Melo de Pains MG
5°) Rafael Henrique (Piu -Piu)

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024