• 29/04/2024
29 Novembro 2021 às 17h47
Atualizada em 29/11/2021 às 17h49
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Arcoense Rafael Silva conta sobre sua jornada como empreendedor

Em entrevista ao Portal Arcos, Rafael contou que não chegou a sofrer preconceitos em sua caminhada como empreendedor. Mas, que sabe que o preconceito ainda é muito comum entre as pessoas e que isso tem que acabar

No dia 20 de novembro foi celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra, e para falar sobre o tema fizemos uma entrevista com a empreendedora Roberta Ormenzinda, que é uma mulher negra linda que se destaca em Arcos pelo belíssimo trabalho que desenvolve como fotógrafa e com a venda de Lace Wig em sua loja.  

Para dar continuidade ao tema, a reportagem do Portal Arcos também entrevistou o arcoense e empresário Rafael Silva, que é proprietário da Phael Imports. Na entrevista, ele contou um pouco sobre sua trajetória como empreendedor.

Rafael contou que começou a empreender em 2012, quando se tornou sócio da loja Impact Games aqui em Arcos, juntamente com Sandro Contins. Lá eles vendiam jogos para vídeo games, acessórios para celular, entre outros produtos. Ele contou que no início da abertura da loja foi muito difícil, porém, a experiência fez com que ele aprendesse muito.

“O início da Impact Games foi muito difícil, passei por várias coisas, cheguei a dormir na loja por não aquentar ir e voltar todo dia para Arcos. Mas, com apoio e ajuda do Sandro Contins e da sua esposa Jaqueline, eu consegui”.

Rafael contou que em seguida, com a ajuda de seu sócio, ele conseguiu se estabilizar abrindo uma nova loja em Lagoa da Prata. “Eles confiaram em mim em usar o nome da loja deles, me deram muita confiança e responsabilidade a mais. Eu não poderia falhar por que tinha outras pessoas envolvidas”, comentou.

Ele ficou com a loja por seis anos e depois se mudou em 2018 para Europa, onde morou por uma temporada. Segundo ele, essa época lhe proporcionou muitos aprendizados. Ao retornar para o Brasil, ele então decidiu abrir uma nova loja.

 

Abertura da Phael Imports

Foi a partir daí, que Rafael Silva decidiu abrir em 2019 a ‘Phael Imports’, uma loja dedicada a vender telefones importados.

Assim como na abertura de seu primeiro empreendimento, Rafael contou que o processo para a abertura da segunda empresa também não foi fácil. “Eu tinha uma experiência de seis anos no comércio, mas, eu não era conhecido e esse era o maior problema”, comentou.

O que o ajudou a crescer no início de seu novo negócio foi a ajuda que ele recebeu de outras pessoas: “Uma amiga, Fernanda Maia, de Belo Horizonte, me apresentou o jogador Matheusinho, ex-jogador do América Mineiro. Onde tudo começou foi ali, foi onde eu comecei a ter impulso. Matheusinho também me ajudou muito, me indicou várias pessoas, vários jogadores e amigos, foi onde eu tive novamente o mesmo pensamento: ‘não posso errar em nada porque tem outra pessoa confiando em mim’. Sou muito grato também a ele”.

 

Crescimento

Hoje, já faz dois anos que Rafael está com a sua nova loja, a ‘Phael Imports’, onde ele vende celulares, todos os acessórios para celular e vários outros produtos importados como perfumes. Para o desenvolvimento de seu empreendimento, ele conta com a ajuda de sua esposa Érica Bernardes: “Tenho ela como minha maior motivadora e apoiadora. Sem dúvida, minha esposa Érica mudou muito meu ponto de vista, e isso me ajudou muito a crescer”, comentou.

Rafael contou que no início da abertura da ‘Phael Imports’ chegou a receber algumas críticas, mas, ele as usou para se lapidar e melhorar o que estava de errado. Segundo ele, essas dificuldades foram muito importantes para o seu crescimento profissional.

Para Rafael, o apoio de sua família e amigos foi outro fator que ajudou a crescer ainda mais sua empresa. “Graças a Deus tenho só pessoas abençoadas do meu lado, amigos e família todos me apóiam e incentivam muito. O Sandro Contins, Jaqueline e a Emily são minha segunda família. Meus irmãos também fazem tudo por mim: Joana, Víviam, Ramiro e Débora. E o João Paulo um irmão mais distante que sempre está torcendo. Tenho meus amigos que sempre estiveram comigo, conhece minha história e torce demais por mim”.

 

Preconceito

“A gente vê muitos casos né. Ainda é grande! Espero que um dia, isso diminua bastante, por que não é legal”. – Rafael Silva

Perguntamos para Rafael, se no início de sua jornada como empreendedor ele chegou a sofrer algum tipo de preconceito. Em resposta, ele disse que não chegou a passar por isso: “Eu nunca tive algo relacionado a racismo graças a Deus, nem na vida pessoal, nem como empresário. Sempre estou perto de pessoas do bem. Isso ajuda muito!

Porém, Rafael disse que sabe que ainda acontecem muitos casos de racismo e que isso é algo que tem que acabar na sociedade: “A gente vê muitos casos né. Ainda é grande! Espero que um dia, isso diminua bastante, por que não é legal”.

Também perguntamos, se ele acha importante que pessoas negras ocupem a cada dia mais lugares de liderança e influencia, por meio do empreendedorismo. Em resposta ele disse que sim: “As pessoas sempre têm que procurar evoluir naquilo que gosta. É muito importante, porque até mesmo hoje em dia muita gente preconceituosa acha que o negro não pode ter nada. E não é assim”.

 

“Eu procuro transmitir para as pessoas uma coisa que eu falo sempre: ‘Faça o que gosta que você nunca mais precisará trabalhar” – Rafael Silva

Ao final da entrevista, perguntamos a ele qual mensagem ele gostaria de transmitir para as pessoas que querem empreender, mas, que muitas vezes têm medo de iniciar um novo negócio.

“Eu procuro transmitir para as pessoas uma coisa que eu falo sempre: ‘Faça o que gosta que você nunca mais precisará trabalhar’. Então espero que, quem tiver medo de às vezes tentar algo, que tem uma ideia e não coloca em prática, que perca o medo. Por que o medo é o primeiro obstáculo que você precisa vencer. Não custa nada tentar”

“Você é o protagonista da sua vida e o agente principal de suas transformações internas. Trabalho interior é a palavra-chave. Não espere que as coisas mudem, não espere que o tempo resolva. A mudança começa em nós e a partir de nós”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024