• 28/03/2024
29 Novembro 2021 às 10h45
Atualizada em 29/11/2021 às 11h10

ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO

Não podemos deixar nossas reflexões sobre espiritismo e espiritualismo sem antes mencionar, uma antiga crença (antagônica a espiritualidade), ideia em que se caracterizou, ou até mesmo caracteriza até os nossos dias, e é base para o materialismo, “tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância”.[i] Wikipédia.

 

Esta maneira de pensar é baseada não somente em pensamentos históricos, mas também de interpretações bíblicas, como “no suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”, (Gênesis 3:19)[ii] e outros, levando, através de um entendimento, que o homem é um ser eminentemente material.

 

Acreditando-se que o homem não passa de um ser predominantemente material, e, consequentemente mortal em toda sua plenitude, o que é um conceito no mínimo infantil, diante de todo conhecimento, experiências e consequências do posicionamento evolutivo em que se encontra a humanidade hoje.

                                                                  

  Wikipédia

 

Antes de nos proclamarmos espíritas - seguidores da doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, crença na existência de um Deus único, na comunicabilidade com os Espíritos, independentes de estarem ou não no corpo físico, na pluralidade dos mundos existentes, pluralidade das existências, através da reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina, tendo como base o pentateuco Kardequiano (Allan Kardec) -, é pré requisito sermos espiritualistas, ou seja, acreditarmos que existe algo além da matéria, não somos seres somente matéria.

 

Crenças diversas existem com este conceito de espiritualidade, acreditando no sono após a morte aguardando o juízo final, o encaminhamento para o céu, purgatório ou inferno, pós morte.

 

                                                                         

 

Portanto, somos espiritualistas e espíritas por acreditarmos nas bases do espiritismo e nas diversas passagens bíblicas em que o mestre Jesus veio nos trazer, dentre outras: “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” (João 18:36)[iii], e “não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1-3)[iv].

 

 

Afrânio Martins da Silva Filho - [email protected]

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados, mocidade espírita às 18:30hs.

 

 

[i]Disponível em https://bityli.com/nMBo8z . Acesso em 28/11/2021.

[ii] BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Editora Paulus, 1990.

[iii] BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Editora Paulus, 1990.

[iv] BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Editora Paulus, 1990.

 

 

 

 

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM