• 25/04/2024
09 Outubro 2021 às 07h48
Atualizada em 18/10/2021 às 17h05
Fonte de Informação: da Redação Cecília Calixto

Prefeitura libera o retorno de 100% dos alunos ao ensino presencial

Segundo Lidiane Oliveira, secretária municipal educação, a decisão foi tomada após liberação feita primeiramente pela Secretaria de Estado de Educação
Ascom Arcos

A Prefeitura Municipal de Arcos publicou ontem o Decreto Municipal de nº 6.406, que amplia o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas de Arcos. Com isso, de acordo com o decreto municipal, está permitido o retorno de 100% dos alunos a partir do maternal III, nas escolas municipais. A decisão passa a vigorar a partir do dia 18 de outubro.

A Secretaria Municipal de Educação informou que o retorno acontecerá devido o bom resultado que a cidade vem alcançando, com a queda do número de pessoas com a Covid-19. Outro fator é o avanço da vacinação em adolescentes e a permanência do município na Onda Verde, do programa Minas Consciente.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Lidiane Aparecida Lopes Silva Oliveira, que é secretária municipal de Educação, inicialmente essa decisão foi feita pela Secretaria de Estado de Educação, com a publicação da 5ª Edição do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais.

O Estado chegou a aumentar a capacidade de pessoas nas salas de aulas e no transporte escolar, de 50% para 100%. Também reduziu o distanciamento entre os estudantes na escola de 1 metro para 90 centímetros.

Lidiane disse a reportagem do Portal Arcos que, com relação ao distanciamento, o município decidiu manter a distância de 1 metro entre os alunos e aderiu à permissão da capacidade de receber 100% dos alunos.

“Nós vimos que mais de 90% das nossas salas têm a capacidade atender a 100% dos alunos, caso a sala ultrapasse esse limite, a turma será dividida em duas salas. Mas, a maioria tem um tamanho amplo, suficiente para atender todos os alunos seguindo os protocolos de segurança”. Também explicou que “com a mudança, as turmas não serão mais divididas em A e B, e serão apenas grupo A. As turmas continuarão em revezamento, sendo uma semana online e uma semana presencial. E na Zona Rural será 100% presencial, com apoio pelo Whats App e com os blocos de atividades, para aqueles que os pais não autorizarem o retorno”.

 

Retorno do Maternal – Lidiane contou também que a rede municipal começou a receber as crianças do maternal III, que estava com as atividades paralisadas desde o início da pandemia. “A rede estadual também retornou com o Maternal III. Então, os pais que quiserem já podem levar os seus filhos. Nós subdividimos as turmas para ficar com menos alunos em cada sala. Então, foram colocados mais professores para atender essa demanda”.

Também retornou as aulas presenciais da educação infantil e do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Laura Andrade, que estavam ocorrendo apenas de forma online. Com isso, segundo Lidiane, todas as etapas de ensino estão sendo atendidas presencialmente em Arcos.

 

Pais poderão decidir se filhos irão presencialmente

Mesmo permitindo o retorno de 100% dos alunos nas salas de aula, o decreto permite que os alunos, cujos pais não permitirem o retorno das atividades de forma presencial, poderão continuar assistindo as aulas de forma remota. Esse direito também será dado aos alunos que fazem parte do grupo de risco e são portadores de comorbidades.

Todas as escolas deverão continuar mantendo todos os cuidados em prevenção a disseminação da Covid-19, fazendo uso de álcool em gel para higienização das mãos, uso obrigatório de máscara em todos os espaços e aferição de temperatura nas portarias das escolas.

Ao receber os alunos as escolas deverão continuar exigindo o distanciamento, o máximo possível, dentro dos espaços coletivos e, principalmente nas salas de aula.

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024