• 26/04/2024
01 Setembro 2021 às 15h29
Atualizada em 01/09/2021 às 15h29

Covid-19: Arcos alcança meta de vacinação de 1ª dose e homenageia profissionais da Saúde

Na sexta-feira (27) a cidade de Arcos concluiu a vacinação de sua população adulta, contra a covid-19. De acordo com o calendário do governo do Estado, o município encerraria a vacinação no final do mês de setembro, mas, com muito esforço dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e disponibilidade do imunizante, conseguiu adiantar em um mês essa aplicação. Motivo de muita comemoração por todos os envolvidos no processo e também da população!

 

A vacinação de pessoas de 18 anos aconteceu nas dependências da Fundação Municipal de Saúde - Fumusa, de 15h às 18h, acompanhada de muita alegria, um contraponto a todas as dificuldades e tristezas que essa pandemia impôs nestes últimos 18 meses.


O prefeito Claudenir José de Melo acompanhou de perto a imunização de praticamente todas as faixas etárias e de grupos prioritários. “Estou muito feliz com o trabalho desempenhado pelos nossos profissionais da Saúde. São verdadeiros anjos, que se dedicam pelo bem da nossa população. Trabalharam muito e com amor!”, disse

 

Os profissionais envolvidos no processo de vacinação foram homenageados e exaltados ao final do dia, e os mesmos já estão empenhados na vacinação de segunda dose, que continua, e prontos para a vacinação de reforço e primeira dose para menores de 18 anos, sendo que essas duas últimas a Secretaria de Saúde aguarda autorização dos órgãos superiores, no caso Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.

 

Opinão

Adalgisa Borges, a responsável pela pasta da Saúde em Arcos também não poupou elogios a sua equipe. “Estamos todos emocionados com o nosso trabalho de vacinação. Sabemos que este esforço reflete no bem estar e na felicidade das pessoas, e isso não tem preço!”.


Repescagem

A cidade de Arcos alcançou cobertura vacinal de quase 96%, e mesmo com índice tão bom, vai disponibilizar agenda para imunizar as pessoas que, por algum motivo, não tenham tomado a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Um balanço do setor de Imunização do município mostra que aproximadamente 500 pessoas acima de 18 anos ainda não procuraram os locais de vacinação que a Secretaria de Saúde disponibiliza para esta finalidade. 
 

De acordo com o boletim epidemiológico arcoense de hoje (31), 29.752 pessoas já receberam a primeira dose da vacina; 1.438 receberam a dose única, e outras 11.805 receberam a segunda dose.

 

VACINAR É MUITO IMPORTANTE

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. Graças às vacinas, por exemplo, foi possível erradicar a varíola do mundo e controlar doenças como a poliomielite, as sequelas da rubéola em recém-nascidos e surtos de febre amarela.

 

Segundo a OMS, hoje, existem vacinas contra cerca de 20 doenças, as quais salvam a vida de até 3 milhões de pessoas por ano. Não podemos fechar os olhos para o avanço da ciência na prevenção de doenças infecciosas a partir do desenvolvimento de vacinas com tecnologias cada vez mais avançadas. A importância das vacinas para a sociedade ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024