• 25/04/2024
22 Julho 2021 às 17h52
Atualizada em 22/07/2021 às 17h52

Tricotilomania: A contribuição da terapia no tratamento

A terapia no tratamento da Tricotilomania 
Você já ouviu falar da Tricotilomania? É normalmente conhecida como “doença de arrancar os cabelos”. Trata se de um transtorno obsessivo compulsivo, em que a pessoa arranca os cabelos ou pelos do corpo constantemente, se tornando uma mania.

 

O grande alvo, normalmente são os cabelos do couro cabeludo, mas pessoas com essa condição também podem arrancar os fios das sobrancelhas, cílios e pelos pubianos. E segundo o DSM V, 90% dos adultos diagnosticados com este transtorno são mulheres.



A origem deste transtorno, ainda não se sabe ao certo, qual o potencial desencadeador , pois cada pessoa pode desenvolver por algum motivo, seja ansiedade, depressão, sintoma de tensão, ou de que a pessoa não está conseguindo lidar com alguma situação na qual vive. Pode ser também por uma questão genética ou biológica. Mas na maioria dos casos podemos ver que a ansiedade contribui muito para que essa condição se intensifique, e em alguns casos a evolução desta compulsão leva a pessoa ter várias regiões de calvície no couro cabeludo, assim é comum também ver a depressão e a baixa estima em pessoas com essa condição, pois a angústia de não conseguir parar com um hábito que é doloroso e prejudicial, podendo ter perdas notórias e persistentes dos cabelos. 
 


Existe uma doença psicológica que se assemelha a Tricotilomania, mais conhecida como “síndrome de Rapunzel”, a Tricotilofagia é uma condição, onde a pessoa além de arrancar os cabelos, ingere eles. Com o tempo, vai se formando um bolo de cabelos no estômago, pois os mesmos não são digeridos, e assim é possível retirá-los somente com um procedimento cirúrgico. É muito importante o diagnóstico e o tratamento desses transtornos compulsivos, pois podem prejudicar a saúde física e com certeza prejudicam a saúde psicológica de quem tem essa condição. 
 


O tratamento é feito com a ajuda de um Psicólogo, e em terapia é trabalhado questões emocionais as quais estão associadas a essa mania de arrancar os cabelos. Ajuda o paciente a modificar os padrões de comportamento e pensamentos que levam a vontade de puxar os fios. Criando mecanismos no dia a dia, para se afastar desse comportamento prejudicial. A terapia é maneira sólida de apoio incondicional, que vai ajudar o paciente a lutar contra esse transtorno e com as recaídas, caso tenha. Sendo essencial para que o paciente recupere a sua auto estima e a vontade de lutar e vencer essa condição. Se você conhece alguém com Tricotilomania indique o tratamento terapêutico e  demonstre apoio incondicional.

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024