• 25/04/2024
09 Julho 2021 às 18h20
Atualizada em 09/07/2021 às 18h20

Transtornos alimentares: como a terapia pode ajudar

Os transtornos alimentares, podem se caracterizar como uma doença psicológica que afeta profundamente tanto a mente quanto o corpo. Podendo assumir várias formas, mas a maioria destes transtornos vão se assimilar em algumas características como, ter uma preocupação excessiva com a imagem corporal, peso e também assumir uma relação conturbada com a comida, podendo variar entre comer uma quantidade muito exagerada de comida, ou simplesmente não comer absolutamente nada, podendo chegar a ter desmaios e causar sérias lesões corporais como por exemplo, a perda de potássio que pode causar a osteoporose, até mesmo em adolescentes. 

Os transtornos alimentares podem acontecer em qualquer idade, e pode afetar tanto homens quanto mulheres. Porém na adolescência é visto com mais frequência. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtornos alimentares. E embora a etiologia dos transtornos alimentares esteja associada principalmente ao aspecto Sócio- cultural, deve se destacar que fatores biológicos, psicológicos, familiares e entre outros podem sim serem determinantes para desencadear esse problema tão sério. 

A sociedade influencia muito nas ações e na forma de enxergar a nós e aos outros. Padrões são impostos socialmente, e estes costumam ser uma meta pessoal para algumas pessoas. Desta forma estão sempre tentando se encaixar nos padrões e muitas vezes se esquecem da necessidade em se ter qualidade de vida, perdendo com isso saúde mental e física, para entrar nos moldes sociais. E isso pode ser uma linha tênue, para os transtornos alimentares e entre outros.   

 Para melhor compreensão, vamos entender características de três dos transtornos alimentares mais comuns, sendo: a anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar. A anorexia, tem como característica uma visão distorcida da imagem corporal, com medo exagerado em ganhar peso, sempre considerando estar fora do padrão que ela impõe pra si mesma, e desta forma a pessoa se limita a não comer ou a comer uma quantidade muito reduzida, prejudicando fortemente a sua saúde.  A Bulimia tem características parecidas com a anorexia, porém nesta, existem episódios recorrentes de uma alimentação exagerada, seguido de culpa e vergonha, levando ao comportamento compensatório de tentar eliminar a comida, com: vômitos, uso de laxantes e/ou diuréticos, jejum e um esforço físico excessivo.

 

A compulsão alimentar se caracteriza pela ingestão excessiva de alimentos, mesmo sem ter fome. Esse comportamento na maioria das vezes é uma forma de escapar da ansiedade e de pensamentos desagradáveis. Porém logo sentem culpa, depressão e uma auto-aversão. 
O Processo Terapêutico, é muito importante nesses casos, pois o mesmo vai ajudar a na reconstrução cognitiva, ajudando na compreensão real da auto-imagem corporal, auxiliando nos sintomas associativos como a depressão e a ansiedade, e demais sintomas que estão por trás desses transtornos.

 

O ambiente terapêutico contribui para o acolhimento, sem julgamentos ou críticas sociais. Desta forma proporciona a liberdade para o entendimento do problema que é diferente para cada pessoa. Proporcionando mais auto estima e a melhoria da qualidade de vida.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024