• 19/04/2024
15 Abril 2021 às 18h24
Atualizada em 15/04/2021 às 18h26
Fonte de Informação: Revista APCD

Peri-implantite

1.  O que é peri-implantite?

 

É a infecção que acomete os tecidos duros (ossos) e moles (gengiva e mucosa) ao redor dos implantes dentários. A peri-implantite é semelhante àperiodontite (infecção que acomete o osso, gengiva e mucosa ao redor dos dentes), ambas causadas por bactérias da boca. Vale ressaltar que não se trata de rejeição ao implante. A maior causa de perda dos implantes dentários é a infecção (peri-implantite).

 

2. Como a peri-implantite se desenvolve?

 

A peri-implantite inicia-se pela inflamação da mucosa peri-implantar ao redor do implante, causada por falha na higiene bucal. Se a causa persistir (má higiene bucal) há a possibilidade da formação de cálculos dentários (tártaro), que podem infiltrar entre a gengiva e o implante e causar a perda de osso ao redor do implante.

 

3. Quais são os sinais e sintomas da peri-implantite?

 

Normalmente a gengiva apresenta-se vermelha, lisa, inchada e com sangramento, nos casos iniciais da doença. Em casos avançados, há a presença de pus, com sangramento abundante, halitose, perda de inserção da gengiva, retração gengival, perda de osso e consequente mobilidade do implante.

 

4. O paciente pode perder a prótese sobre o implante quando acometido pela peri-implantite?

 

Sim. O implante perde a sustentação do osso quando este é reabsorvido pela infecção. Infelizmente, não é rara a perda de próteses sobre implantes pela infecção causada pela peri-implantite.

 

 

 

5. Quais as responsabilidades do Cirurgião-Dentista no acompanhamento das próteses sobre implantes, com o objetivo de evitar a peri-implantite?

 

Cabe ao Cirurgião-Dentista orientar o paciente sobre a necessidade dos cuidados de higiene bucal. A escovação deve ser realizada com escova convencional ou elétrica, fio ou fita dental, escovas complementares (tipo tufo e interdental), podendo ainda ser complementada por bochechos com colutórios bucais (preferencialmente sem álcool).

Ressaltamos ainda a necessidade das consultas de manutenção, pois algumas vezes o paciente subestima sinais e sintomas importantes para a preservação da prótese e do implante.

 

6. Como é realizado o tratamento da peri-implantite?

 

Deve-se destacar a importância da consulta ao Cirurgião-Dentista, pois somente este profissional é capacitado para o correto diagnóstico e tratamento. Pode ser necessária a raspagem da região ao redor do implante e caso seja preciso, a prescrição de antibióticos.

 

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024