Notícia

Arcos 02 Dezembro 2020

Recomendações para pacientes que usam aparelho ortodôntico.


Compartilhe:

   Para você que é paciente de ortodontia seguem algumas dicas que no seu dia-a-dia        podem ser muito úteis.

 

     - Alimentos

      Mastigue devagar para triturar e cortar os alimentos, pois forças excessivas danificam o aparelho, deslocando as peças ou entortando os fios. Evitar:

 

•     Alimentos duros como: pipoca, azeitona com caroço, amendoim e castanhas,  pirulito, biscoitos duros.

•     Alimentos grudentos como: chicletes e balas de caramelo.

 

    - Dicas de higienização

      Os pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixos devem ter atenção           redobrada quanto à higiene, com controle constante e orientações dadas pelo dentista.

     
   Utilizar escova com cerdas macias ou extra macias e com pontas arredondadas. Escovar com movimentos circulares e devagar para limpar e não danificar o aparelho.

 

     O uso do fio dental é facilitado pelo “passa fio”, que é um pequeno dispositivo       em forma de agulha, e que permite a passagem perfeita do fio dental através do  aparelho.


      -Precauções

•    Antes da fixação do aparelho deve-se fazer o tratamento dentário completo, com                             remoção de cáries e doenças gengivais;

•   Fazer bochecho com solução de flúor a 0,05% à noite, enquanto estiver usando o aparelho fixo;

•   Deve ser realizada uma profilaxia (limpeza profissional), de 3 em 3 meses.

 

      -Como cuidar do aparelho removível? 
 

       Fora da boca, os aparelhos ortodônticos removíveis devem ser guardados em        estojo especial, feito com essa finalidade. Não devem ser guardados no bolso, bolsas, guardanapos.

 

       O aparelho removível não deve ser lavado ou escovado dentro da boca. Para        limpá-lo, basta utilizar uma escova de dente e lavá-lo com água.

 

       Deve-se evitar comer com o aparelho na boca, pois, além do risco de machucar a boca e danificar o aparelho dental, será mais difícil limpá-lo.

 

       Ao praticar esportes de impacto, como futebol, vôlei, basquete, boxe, os     aparelhos removíveis devem ser retirados da boca.

 

       Para evitar que o aparelho removível resseque e fique com gosto e cheiro      estranhos ao habitual, depois de escovado, basta coloca-lo em um copo com água,  adicionando uma colher de sopa de água oxigenada. É importante não se esquecer de escovar e enxaguar o aparelho antes de usá-lo novamente.

 


Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

COMENTÁRIOS