• 26/04/2024
27 Novembro 2020 às 18h55
Atualizada em 27/11/2020 às 18h55
Fonte de Informação: Redação TE ACOLHE

Em reunião Ordinária e Extraordinária da Câmara Municipal de Arcos TEAcolhe fala sobre demandas do público autista, de seus familiares e das dificuldades enfrentadas para uma inclusão plena

  A  Associação TEAcolhe esteve presente na reunião Ordinária e Extraordinária da Câmara Municipal de Arcos da última segunda-feira, 23 de novembro, fazendo uso da tribuna a convite do presidente desta casa,  senhor Rodrigo Carvalho. Na ocasião, foi colocado, à apreciação dos senhores vereadores da cidade, o texto do Projeto de Lei n 013/2020, protocolizado pelo atual prefeito da cidade, Senhor Denílson Teixeira, atendendo às solicitações apresentadas pela TEAcolhe por meio do ofício 04/2020 entregue ao Excelentíssimo Prefeito no dia 13 de novembro de  2020.

 

  Na ocasião, estiveram presentes, representando a Associação TEAcolhe Arcos, a presidente, Lílian Garcia e o representante de pais, Anderson Ribeiro, que, na oportunidade, explanaram sobre a criação e o desenvolvimento de ações da Associação TEAcolhe, bem como sobre as demandas do público autista, de seus familiares e das dificuldades enfrentadas para uma inclusão plena.

 

  No primeiro momento, a Presidente Lílian Garcia discorreu sobre o percurso histórico da associação, desde a constituição da diretoria, há dois anos, até o momento atual. Assim, a diretora relembrou as ações neste pequeno tempo de existência:  rodas de conversas acompanhadas por psicóloga especializada, piquenique com as crianças, comemoração do dia das mães e do dia dos pais, encontro com voluntários, palestras, campanhas de rua e escolares. Lembrou, ainda, a importância da associação na vida das famílias e que, como associação, somos a voz dos pais na sociedade. Dessa forma,  a nossa missão é apresentar à comunidade as demandas das famílias assistidas.

 

   O representante de pais, Anderson Ribeiro, enfatizou a importância das solicitações apresentadas naquele momento para a vida das famílias e, principalmente, para o público autista. Aos vereadores presentes, Anderson relatou o primeiro momento após diagnóstico do filho autista, das dificuldades apresentadas até à aceitação da condição neuroatípica da criança. O pré-conceito da sociedade também foi abordado pelo pai, trazendo a emblemática situação da simples ida ao mercado às dificuldades de entendimento do outro aos direitos da pessoa autista.

 

   Ao finalizar, Anderson, falou sobre a importância das pessoas conhecerem e entenderem o autista e que, só mediante o entendimento, ocorrerá o respeito à neurodiversidade. 

 

   A Associação TEAcolhe agradece, imensamente,  ao Ilustríssimo Sr. Rodrigo Carvalho pelo convite e aos vereadores pela oportunidade  de sensibilização sobre o tema e esperamos que, possamos juntos, traçar dias melhores para o público autista.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024