• 25/04/2024
24 Junho 2020 às 18h25
Atualizada em 27/05/2022 às 14h37
Fonte de Informação: Aline Matos   

Conheça algumas profissões para quem deseja mudar o mundo

   Na hora de escolher uma profissão, muitas pessoas levam em consideração o seu estilo de vida, os objetivos profissionais, os sonhos a longo prazo, entre outros fatores que fazem parte do autoconhecimento. É nesse momento que algumas descobrem que um emprego pode ser muito mais do que um bom salário e uma carreira de sucesso, elas desejam ajudar o próximo fazendo a diferença por onde passam.

 

   Você sente que essa inquietação faz parte de você? Conheça alguns cursos e profissões para quem deseja trabalhar fazendo a diferença no mundo.

 

Psicologia

 

   Você é ótimo em dar conselhos e gosta muito de ouvir as pessoas? Talvez a psicologia seja para você. A saúde da mente é um dos fatores mais importantes para manter o equilíbrio do ser humano e por conta disso o trabalho de psicólogos, psiquiatras e terapeutas têm sido tão importante nos últimos tempos. É uma ótima opção para quem gosta de ajudar o outro na sua individualidade.

 

   As oportunidades para quem escolhe a graduação em psicologia envolve o trabalho em consultórios, hospitais, escolas, empresas entre outros.

 

Pedagogia

 

   Quem se preocupa com a educação e acredita que o futuro de uma nação depende disso, pode encontrar o seu caminho na pedagogia. É uma ciência que tem como objeto de estudo o universo da educação e por isso estuda tudo o que influencia o processo de ensino e aprendizagem. 

 

   O profissional com graduação em pedagogia pode atuar em diversas áreas do mercado como: educador em escolas públicas e privadas, na área administrativa das instituições de ensino, pedagogia empresarial - ajudando a criar projetos educacionais dentro de empresas -, e orientação educacional.

 

Assistente Social

 

   Formado pelo curso de Serviço Social, a profissão de assistente social é voltada para ajudar as pessoas nas questões de cidadania. Com forte atuação social no terceiro setor da economia, ele resolve problemas ligados à educação, saúde, emprego e habitação. Esse profissional também pode atuar como consultor de políticas sociais independente, pesquisador em universidades, em creches, hospitais, entre outros lugares.

 

Enfermagem

 

   Profissional da saúde que atua na linha de frente nos hospitais e unidades de saúde, o enfermeiro tem o primeiro contato com os pacientes e é responsável pela equipe de técnicos. É possível trabalhar em diversas áreas da enfermagem. Clique aqui e conheça todos os detalhes dessa profissão.

 

Medicina

 

   A medicina consiste em pesquisar as doenças, suas causas e como combatê-las. É uma atuação ampla para manter a saúde. A carreira de médico, possibilita a especialização em mais de 50 áreas dentro da medicina e este profissional pode atuar em hospitais, clínicas, montar seu próprio consultório, atuar em institutos de pesquisas entre outros.

 

Direito

 

   O direito é a ciência que estuda a forma de aplicar as normas jurídicas vigentes em um país. Esse profissional tem o objetivo de organizar as relações entre pessoas ou em grupos na sociedade. A formação em direito possibilita seguir carreira como advogado ou na área jurídica. 

 

Nutrição

 

   Muitas pessoas possuem distúrbios alimentares que prejudicam o seu convívio na sociedade e principalmente a sua autoestima. O nutricionista é responsável por ajudar essas pessoas a lidar com a comida de forma saudável. Dependendo do problema de cada paciente, esse profissional pode trabalhar com outros profissionais como psicólogos para trazer um melhor resultado ao paciente.

 

   Quem se forma em nutrição, pode atuar em diversas frentes como nutrição esportiva, saúde coletiva, alimentação coletiva, consultoria, entre muitas outras.

 

Engenheiro Ambiental

 

   Quem é ligado nas questões sobre o meio ambiente pode se identificar muito com a profissão de engenheiro ambiental. Esse profissional pode atuar na construção civil, na educação ou no setor público sempre com a responsabilidade de zelar pelo meio ambiente. 

 

   Faz parte das suas atividades os cuidados com o descarte de lixo, o tratamento da água, cuidados com a poluição do ar e do solo, entre outras atividades que buscam proteger o meio ambiente ao seu redor.

 

   Outra profissão que está relacionada ao meio ambiente é o de Gestor de Resíduos. Esse profissional é responsável por todas as etapas de produção e destinação final dos resíduos de uma organização. 

 

   Gostou das profissões? A boa notícia é que com a democratização da educação, muitas universidades possuem parcerias com empresas, como a Catho Educação, que oferece descontos em bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. Vale conferir na hora da pesquisa! 

 

   Contudo, lembre-se que antes de escolher uma carreira é importante entender quem você é e o seu perfil para o mercado. Converse com pessoas próximas, fale com profissionais das áreas de seu interesse, procure fazer um bom teste vocacional e não tenha medo de arriscar. O mundo ainda precisa de muito mais pessoas que desejam ajudar o próximo.

 

Aline Matos   

Link Builder - Produtos

(11) 4166-7141 

www.catho.com.br 

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024