• 26/04/2024
11 Junho 2020 às 14h50
Atualizada em 11/06/2020 às 16h31

O que posso fazer para ajudar o meio ambiente?

   Dia 5 de junho foi comemorado o dia do meio ambiente e precisamos discutir sobre um tema muito importante nos dias de hoje: o aumento do gás carbônico nos últimos anos e como ajudar evitar o aquecimento global com pequenos hábitos no dia a dia.

 

   O gás carbônico influencia diretamente na temperatura do planeta e ele permite a vida na Terra, porque ele conserva o calor do sol para manter a temperatura na Terra. Sem ele, as temperaturas seriam negativas. Além do CO2 (gás carbônico), o CH4 (metano) também tem seu papel fundamental. O efeito estufa é um processo natural, o gás carbônico e outros retem os raios solares antes de refletir eles de volta pro espaço. O CO2 não é vilão, precisamos dele para o efeito estufa natural ocorrer e manter a temperatura da Terra, o problema é a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) e CO (monóxido de carbono) liberada pela humanidade nos últimos 150 anos, pela queima de combustíveis fósseis (petróleo e seus derivados e o carvão mineral), principalmente pelos automóveis e pela indústria. Isso ocorre porque aumentamos artificialmente a quantidade de carbono na atmosfera, pois é liberado na atmosfera um carbono que estaria enterrado e preso no solo há milhares de anos. Outras causas também são as queimadas (que liberam gás carbônico) e o desmatamento, porque as árvores ajudam na absorção do CO2 pela fotossíntese, mesmo que pouco, já que as algas são responsáveis diretamente por isso, e na umidificação do ar.

 

   Se a quantidade de gás carbônico na atmosfera aumenta, a temperatura da Terra também sobe. Com consequências temos principalmente: o derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar, derretimento dos glaciares nas cordilheiras, desertificação, alteração na distribuição de chuvas (com isso inundações em certas regiões e secas em outras), aumento da temperatura do mar que faz os corais ficarem esbranquiçados e morrerem. Os corais são  a base da cadeia alimentar marinha e se eles morrem, os pequenos peixes e outros animais que alimentam deles morrem, os animais maiores que se alimentam desses também morrem e assim por diante. Além de que, junto aos corais estão as algas que são responsáveis quase que 100% pela absorção do CO2 pela fotossíntese.

 

   Então surge a pergunta: "O que eu posso fazer como cidadão para ajudar nisso?", é simples, se cada um fizer sua parte criando hábitos sustentáveis já ajuda bastante. Como por exemplo compartilhar o carro com colegas de trabalho, usar transporte público, andar mais a pé ou de bicicleta e principalmente aplicar a política dos 4Rs. Pois se você evitar que mais plásticos e outros produtos sejam fabricados, menos matéria-prima é utilizada e assim menos petróleo é usado nesse processo de fabricação e de transporte. Os 4Rs significam: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar.

 

   Reduzir: é reduzir resíduos ou a quantidade de novos matérias que são fabricados a cada dia. Exemplos: Reduzir as sacolinhas nos supermercados e lojas utilizando ecobags ou não usar nenhum tipo de sacola, levar na mão mesmo quando são poucos produtos ou colocar na mochila/bolsa. Reduzir copos descartáveis no serviço usando sempre uma mesma caneca ou um copo por pessoa. Economizar água e energia elétrica. Comprar alimentos a granel, pois assim você só compra o necessário, entre outros.

 

   Reutilizar: usar um material que iria pro lixo para fazer outro produto. Dando nova utilidade a embalagens que iriam pro lixo como transformá-las em potes e vasos de plantas e fazer artesanatos com produtos recicláveis. Usar uma folha impressa que não tem mais utilidade como rascunho ou imprimir dos dois lados e não descartar um caderno que ainda tem muitas folhas em branco. Comprar em brechós e doar roupas, doar móveis usados que você deseja jogar fora, entre outras atitudes.

 

   Reciclar: É o processo que visa economizar a matéria-prima, que é retirada da natureza, poupando os recursos naturais. Separe o lixo seco (lixo reciclável) do úmido (restos de comida, guardanapo usado, papel higiênico usado, entre outros) e descarte nos dias corretos. Lembrando que o rolo do papel higiênico é papelão então é reciclável e qualquer tipo de embalagens plásticas são recicláveis, isso inclui embalagens pequenas como de temperos, de balas, de absorventes, de pasta de dente e outros que costumamos jogar no lixo do banheiro ou da cozinha, porém são recicláveis, não precisando ir para o aterro sanitário.

   

    Repensar: É pensar sobre o que você consome. Você deve fazer perguntas como: "Eu consumo tudo que compro ou há exageros?"; "Eu preciso mesmo desse novo produto (ou de mais um)?"; "Eu consumo só o que preciso ou compro por impulso?".

 

    Essas atitudes além de ajudar e muito o meio ambiente, te ajuda a economizar seu dinheirinho. Vamos fazer a diferença e ajudar o meio ambiente.

 

 Laucélly Avelar/ [email protected]

Laucélly Avelar é arcoense, bióloga, professora de biologia e de idiomas. Estagiou no Projeto Tamar e no laboratório da Santa Casa de Dores do Indaiá. Cursou as disciplinas de "Climatologia Geral e Aplicada" e "Ecologia Aplicada" no Mestrado Profissional do IFMG Bambuí. Fez intercâmbio de trabalho voluntário em Educação Ambiental no Peru e participou de um Congresso Internacional na Alemanha.

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024