Notícia

Arcos 03 Junho 2020 Por ASSCOM

COVID-19: SAIBA QUANTOS TESTES ARCOS JÁ REALIZOU ATÉ AGORA


Compartilhe:

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 515 testes para detecção de COVID-19 foram feitos em Arcos, até o presente momento. Os números incluem a rede pública e particular.

A meta é ampliar cada vez mais. E quem testa mais, certamente confirma mais casos. E a Administração Municipal de Arcos determina que haja transparência absoluta na divulgação dos casos.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, recomenda-se que tais testes sejam realizados em indivíduos que apresentem ou tenham tido os sintomas da Covid-19, há pelo menos oito dias. Os testes RT-PCR devem ser utilizados quando houver sintomatologia compatível ou houver necessidade de confirmação da infecção.

Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas, ou seja, quando do controle pandêmico, o mapeamento imunológico terá significativa relevância por ocasião do retorno das atividades.

A Prefeitura de Arcos, para agilizar o diagnóstico de pacientes sintomáticos, adquiriu no final do mês de abril, quatro tipos de exames fundamentais para diagnosticar, tratar e transferir o doente para a cidade referente mais próxima.

A aquisição destes exames permite que, caso o paciente esteja contaminado, a transferência seja imediata. Os exames adquiridos foram: o teste rápido da COVID-19, D-Dimero, PCR quantitativo e o de gasometria arterial (que deve chegar nos próximos dias).

O paciente que chega com sintomas moderado ou grave no HMSJ, já é submetido aos testes que tem um resultado rápido.

 

COMENTÁRIOS

Veja outras notícias