• 27/04/2024
04 Abril 2020 às 13h45
Atualizada em 04/05/2020 às 23h44
Fonte de Informação: Júlia Rosa Fisioterapeuta

Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson

🌷DOENÇA DE PARKINSON: 🌷
.
Doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina (um neurotransmissor que controla os movimentos). A sua causa ainda é desconhecida. A doença afeta as pessoas de formas diferentes. Não existem exames específicos para o diagnóstico. O mesmo é feito com base no histórico médico do paciente, avaliação de seus sinais e sintomas, exame neurológico e físico.

SINTOMAS: Lentidão dos movimentos (bradicinesia), rigidez articular, tremor em repouso, instabilidade postural, alterações da marcha, depressão, dor, alterações respiratórias e circulatórias.

TRATAMENTO: O principal objetivo é aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença, já que esta não tem cura. O tratamento é baseado em uma série de fatores, incluindo sintomas atuais, idade (sendo mais comum em idosos), perfil de efeitos colaterais e atividade diária do paciente. Além do tratamento medicamentoso, um programa de exercícios elaborados por um fisioterapeuta é imprescindível. Este deve incluir exercícios cardiorrespiratórios, de resistência, flexibilidade, além de marcha e equilíbrio.

A família tem um papel fundamental na vida do paciente com Doença de Parkinson no sentido de apoiá-lo, ampará-lo e estimulá-lo nas atividades de vida diária.

Fonte: vivabemcomparkinson.com

Agende sua consulta pelo telefone: (37) 9.9845-9424

 

VEJA TAMBÉM