• 26/04/2024
03 Março 2020 às 17h57
Atualizada em 04/05/2020 às 02h55

Selante Oclusal

    O selante firmou-se como um método eficaz de prevenção da cárie dental. Os selantes são substâncias resinosas fluidas usadas sobre a superfície oclusal do dente, ou seja, onde trituramos os alimentos, prevenindo a instalação da cárie, selando mecanicamente o dente, desta forma anulando o local preferido dos microorganismos. O selante age como uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco da cárie. Essa película protetora deve apenas cobrir superficialmente o dente.

 

    Trata-se de um programa preventivo para pacientes de alto risco de cárie, para quem não faz uma dieta controlada, ou seja, consomem muito alimento açucarado e quem não consegue fazer uma escovação adequada. As vantagens da aplicação do selante são: fácil aplicação, baixo custo e conserva a estrutura dental sem cárie por um tempo mais prolongado. É necessário uma manutenção a cada seis meses.

 

     As crianças são as maiores beneficiadas, devendo os selantes serem aplicados em dentes recém-erupcionados. Os selantes são recomendados para todas as crianças, mesmo aquelas que recebem aplicações tópicas de flúor ou que vivem em uma comunidade com água fluoretada. O flúor ajuda no combate à cárie, mas é menos efetivo nas cicatrículas e fissuras do dente, que são aquelas reentrâncias profundas onde a retenção da placa é maior e mais difícil de ser removida, sendo por isso a face do dente mais atingida pela cárie.

 

    O selante pode também ser aplicado em adolescentes e adultos, dependendo da dieta e higiene bucal do indivíduo. Quando o selante é aplicado, ele penetra naquelas partes mais profundas do dente, ou seja, nas fóssulas e fissuras. É importante que o dente não tenha cárie.

 

   A técnica resume-se no seguinte: limpeza do dente que vai receber o selante, logo em seguida o dentista vai aplicar um ácido para facilitar a penetração do selante, lavar e secar. Essa fase não deve ser contaminada pela saliva, por isso o profissional vai utilizar meios para que o dente fique isolado. Após esse procedimento é aplicado o selante e imediatamente será usado um aparelho fotopolimerizador, que emitirá uma luz para “secar” esse líquido naquelas reentrâncias do dente. É um procedimento muito mais barato que uma restauração e, o mais importante, será conservada a estrutura dentária o maior tempo possível sem cárie.

 

 

 

 

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024