• 18/05/2024
26 Dezembro 2019 às 14h01
Atualizada em 04/05/2020 às 12h30
Fonte de Informação: Jornalista- Mariane Fonseca

Campanha arrecada cosméticos e itens de higiene pessoal em prol da Sociedade Vencer

   Desde 1º de dezembro, uma ação social que começou entre amigas tem um único objetivo: arrecadar 50 bolsas com cosméticos e itens de higiene pessoal para 50 mulheres em luta contra o Câncer na Sociedade Vencer.

 

    Em três semanas, a Com que bolsa eu vou? alcançou mais de metade da meta, fechando 27 nécessaires com absorventes, desodorantes, shampoos, condicionadores, hidratantes corporais, peças de maquiagem, escovas de cabelo e dentais, etc. Agora, a mobilização vai para a segunda fase. "Já conseguimos outras 23 bolsas para colocar as doações. Neste momento, o que pedimos são produtos que possam preenchê-las", explica a idealizadora da campanha, a psicóloga Aline Rodrigues.

 

 

Como começou

 

   Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 2018 e 2019 terminaram somando 1,2 milhão de novos diagnósticos da doença no Brasil. Um deles foi dado ao pai de Aline, em Arcos.

 

   Começou aí uma vivência de angústia, luta e parceria em consultórios médicos, centros de tratamento, quartos de hospital. "Ao mesmo tempo em que testemunhei todo o processo do meu pai, convivi com outros pacientes, tive contato com diferentes histórias e realidades sociais. Já nesse momento, ficou latente a vontade de desenvolver um trabalho voluntário que abraçasse pacientes oncológicos", explica. Em 27 de novembro de 2018 veio a despedida de José Brás e, junto com ela, os primeiros passos na transformação do luto em força e corrente do bem.

 

 

Sociedade Vencer

 

   Atuante desde 2002, a Sociedade Vencer é uma entidade beneficente com base nas áreas de Saúde e de Assistência Social. Assim, oferece suporte psicológico, clínico, farmacológico e nutricional aos seus beneficiados – dentre eles 50 mulheres dos municípios de Arcos, Iguatama, Bambuí, Japaraíba e Pains, todos em Minas Gerais.

 

   "Na maioria das vezes, o Câncer abala a Saúde Mental enquanto o paciente assimila a doença, o tratamento. Para as mulheres, essa questão é ainda mais intensa quando o diagnóstico é de Câncer de Mama e elas passam por intervenções como a Mastectomia", diz a assistente social da instituição, Ana Paula Ribeiro de Menezes Santos, em referência à cirurgia que culmina em retirada parcial ou total dos seios.

 

   Segundo ela, fases de tratamento como essas levam a questionamentos sobre individualidade, feminilidade, amor ao corpo. "Por isso projetos como o Com que bolsa eu vou? são importantes. Com eles, nossas pacientes têm consciência do seu valor enquanto ser humano, na sociedade. Ao mesmo tempo, entendem o quanto são importantes, o quanto as pessoas se preocupam com seu bem-estar e sua autoestima", pontua.

 

 

Doações

 

   Em três semanas, a campanha angariou 27 bolsas com cosméticos e itens de higiene, além de outras 23 nécessaires. A meta, agora, é enchê-las de doações para bater a marca dos 50 kits a serem distribuídos.

 

    Junto com a entrega deles haverá um workshop ministrado pela própria idealizadora da ação, Aline Rodrigues. "Falaremos sobre amor próprio, aceitação, autocuidado, empoderamento. Mais do que objetos, queremos levar valores e sentimentos", explica.

 

   As doações de itens de beleza podem ser feitas na sede da própria Sociedade Vencer; em estande na Feira do Produtor Rural de Arcos, às quartas-feiras; e em dois estabelecimentos comerciais: a Relojoaria Dinho Ourives e a Tabacaria Xavante.

 

 

   Outras informações podem ser obtidas via Instagram @bolsasolidaria.arcos; na fanpage do Facebook Com Que Bolsa Eu Vou?; ou via Whatsapp no (37) 9 9152-4926.

VEJA TAMBÉM

Atenção, motorista: passarela da BR 354 será içada neste domingo, por isto, utilize rotas alternativas

A Secretaria de Obras já antecede os pedidos de desculpas pelos transtornos, mas ratifica que eles visam um bem muito maior: a resolução definitiva do problema de segurança para os pedestres na região

16h26 17 Maio 2024