• 19/04/2024
27 Setembro 2019 às 22h21
Atualizada em 05/05/2020 às 05h00

TEAcolhe comemora um ano fazendo a diferença na cidade de Arcos

   O grupo TEAcolhe completou 1 ano, 365 dias fazendo a mudança e trazendo interação e conhecimento sobre o autismo para as famílias e a comunidade. Nasceu em 26 de Setembro de 2018 a TEAcolhe: a Associação de apoio aos pais e familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Projeto fruto de um desejo pessoal de inicialmente seis pessoas: com o objetivo de acolher, orientar, informar e ajudar. 

   

   Confira a um pouco sobre a trajetória do grupo neste 1 ano em Arcos:

 

Primeira reunião realizada em 25 de setembro de 2018, na residência da sra. Presidente, Lilian Garcia. Primeira reunião realizada em 25 de setembro de 2018, na residência da sra. Presidente, Lilian Garcia. (Participam da foto: Édna Barboda, Kely Cristina, Cleuza Lima, Lourdes Rabelo, Cristiano Porto e Lilian Teixeira.)

 

Primeira Tarde Animada em comemoração ao Dia das Crianças promovida pela TEAcolhe

 

 Realizada no mês de Outubro de 2018, a  Primeira Tarde Animada da TEAcolhe em Comemoração ao Dia das Crianças foi um tremendo sucesso.

 

 Tivemos a participação de mães, pais, familiares, amigos, voluntários e a Equipe da TEAcolhe.

 

 

 Diretoria TEAcolhe, 2018.

 

 Nossos voluntários marcaram presença, nesta que foi a primeira ação da TEAcolhe.

 

 Jogo de Xadrez com Antônio Vitor e Manuel.

 

 Piscina de bolinhas com Rafael e Luan.

 

 Cama elástica.

 

 Reunião de Planejamento das ações para o ano de 2019

.

 

9º Seminário Mineiro sobre o Autismo

 

   A Associação TEAcolhe marcou presença no 9º Seminário Mineiro sobre o Autismo, realizado no dia 16 de março de 2019, no auditório do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte..

 Reunião de Planejamento das ações para o ano de 2019. 

 

   A caravana realizada pela TEAcolhe saiu de Arcos com aproximadamente 46 pessoas, entre elas, mães de autistas, professores, agentes educacionais, psicologos e curiosos pelo tema.

 

2ª Formação – Diretoria TEAcolhe

Presidente: Lilian Garcia

Vice-presidente: Lourdes Rabelo

1º Secretário: Cristiano Porto

2ª Secretária: Carolina Xavier

1ª Tesoureira: Cleuza Lima

2ª Tesoureira: Édna Barbosa

Representante de Pais: Kely Cristina

Jurídico: Lidiane Gabriela

 

   No Jornal Correio Centro-Oeste, de 31 de Março de 2019, foi publicada a entrevista dada por nossa equipe ao mesmo. Agradecemos imensamente o convite e o carinho pelo qual fomos recebidos. A divulgação da Teacolhe Arcos nesse importante meio de comunicação ampliará o alcance do nosso projeto e trará mais visibilidades as ações realizadas nesses 6 meses de existência da nossa Associação: TEAcolhe

 

 

II Caminha Pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

 

   Este evento foi uma Organização TEAcolhe e Escola da Vila em parceria com as Escolas Municipais, Estaduais e APAE. A caminhada saiu da Praça do Vivi com destino à Praça Floriano Peixoto, com apresentações diversas e depoimento das educadoras e mães de crianças autistas. Durante todo o trajeto a caminhada contou com a participação da tradicional Fanfarra Da “Vila Boa Vista” além de vários cartazes de diversas escolas e alunos, pais, professores e funcionários das mesmas entre outros, lutando pela conscientização de quem cria o seu o mundo e o partilha de forma especial com quem convive!  

 

 

2 de Abril – Mês de Conscientização Sobre o Autismo

 

 

   No dia 03 de abril, foi realizado no espaço de confraternizações do Hotel Ônix, o Primeiro Encontro de Mães e Familiares de Autistas. Na ocasião, recebemos dona Elisa, mãe do Marcelo, que foi diagnosticado com autismo logo na infância e hoje está com 40 anos de idade. O evento foi marcado por muita emoção e solidariedade as mães presentes.

 

 

   No dia 1 de Maio, o Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro, abriu as portas para receber as mães de crianças com autismo de nossa Associação, TEAcolhe. Foi uma tarde muito especial e repleta de diversão, os filhos puderam andar a cavalo e usar todos os espaços do lugar: sala de jogos, piscina, área de lazer e arredores do Centro.


   Agradecemos imensamente, Tica, Daniel, Anderson e demais envolvidos nesse belíssimo e importante projeto, que carinhosamente abriram as portas do Centro e nos receberam com imensa alegria. O Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro, não possui fins lucrativos.

 

 

   No dia 19 de maio, acontece o Primeiro Encontro de Mães da TEAcolhe. O evento foi organizado pela Associação de Apoio para Pais e Familiares de Pessoas Autistas, que na ocasião formalizou sua Diretoria e Abertura Oficial.


   Abrimos nossa manhã com um delicioso café, uma dinâmica de interação entre as mamães, realizada pela psicologa Karina e em seguida, contamos com dois espaços: Um espaço para mamães, com serviços de maquiagem, Curso de Automaquiagem, Escova, chapa, Sobrancelha, massagem nos pés.E um espaço para os filhos, com pula pula, piscina de bolinhas, brinquedos gigantes.

   Nossos agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso deste evento.

 

 

 

Excursão à Divinópolis para a Palestra: Autismo: Inclusão Escolar e Social. Um sonho mais que possível

 

   No dia 21 de agosto, a Associação de Pais e Familiares da Pessoa com Autismo - TEAcolhe e a APAE de Arcos, trouxeram à Cidade a palestra " Autismo: Inclusão social e escolar, Um Sonho Mais Que Possível”, que aconteceu na Casa De Cultura de Arcos, palestrado pela família Brito Sales: Nicolas Brito Sales escritor, fotógrafo e autista, sua mãe Anita Brito e seu pai Alexsander Sales.


   O evento foi organizado pela Associação Teacolhe  que comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e, na ocasião celebra um ano de existência.

 

 

Conheça mais sobre o grupo TEAcolhe e seus serviços em entrevista com Lourdes Rabelo:

 

 

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024