Notícia

Você sabe o que é psoríase?


Compartilhe:

A psoríase é uma doença inflamatória da pele de causa multifatorial, estando relacionada com o sistema imune, interações com o meio ambiente e suscetibilidade genética. É uma doença crônica e cíclica, ou seja, os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente.

 

    A lesão clássica é uma placa elevada, avermelhada, com escamas brancas ou prateadas, as quais se desprendem facilmente da pele e podem doer ou coçar. As localizações de predileção da psoríase são áreas como cotovelo, joelho e couro cabeludo, apesar de poder acometer qualquer parte do corpo. Em casos mais graves, pode afetar as articulações, causando dor, rigidez e deformidades. Alguns fatores podem desencadear ou piorar o quadro clínico, como o histórico familiar, estresse, obesidade, tempo frio, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

 

   É importante ressaltar que a psoríase não é uma doença contagiosa e o contato com esses pacientes deve ser estimulado para melhorar sua qualidade de vida. Caso perceba lesões típicas, procure um dermatologista com foco em tratamentos de doenças crônicas, que poderá diagnosticar a doença e iniciar o tratamento mais adequado.



DERMAlife Medicina Personalizada
Formiga: 3322.3724 | 98845.5535 (wpp)
Arcos: 3351.3563 | 98803.5610 (wpp)

Dra. Sarah de F. M. Costa
CRMMG - 50408
IG: @drasarahmiranda

COMENTÁRIOS

Veja outras notícias