• 29/03/2024
18 Setembro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 22h02
Fonte de Informação: Da Redação

Você arcoense que usa o transporte público ou tem interesse em usar, confira o projeto de reestruturação no Transporte Coletivo Público

 Ontem (17) aconteceu na Câmara Municipal de Arcos uma audiência publica com os vereadores presentes, autoridades e a população, para apresentar e discutir melhorias necessárias para reestruturação no Transporte Coletivo Público no municio de Arcos.

 

   Foram convidados o prefeito Denilson Teixeira, Paulo Augusto de Souza Teixeira ( secretario municipal de planejamento), Diego Francisco da Silva (diretor do departamento municipal de transito), Elmer Flávio (Delegado Polícia Civil) e César Bittencourt (Capitão da Policia Militar), porém os mesmos não compareceram e também foi convidado e esteve presente, Flavio Augusto Ribeiro Aredes (representante da empresa responsável pela reestruturação do Transporte coletivo do município) que apresentou o projeto e trouxe esclarecimentos sobre.

 

   Estiveram presentes para discutir sobre o tema os vereadores Marcelo Estevam, Rodrigo Carvalho, Pedro César, João Paulo Teixeira e Jamir Soares. Foi feito convite a toda população por meio de redes sociais, mas infelizmente  pequena parte da população pôde estar  presente na audiência que tinha como objetivo ouvir a opinião e as ideias da comunidade arcoense.

 

    O projeto para reestruturação do transporte veio a tona através do PMI (procedimento de manifestação de interesse) que a administração municipal abriu, o método consiste na abertura de um espaço pelo município para qualquer empresa ou pessoa possa estudar a elaboração de solução de problemas. A vantagem do método é que a prefeitura não tem custo algum.

  

    O PMI vem para desonerar a prefeitura, havendo viabilidade licita, dando sequência no processo, e caso aprovado a forma de solução apresentada será feita no município, trazendo assim todas as vantagens e mudanças pesquisadas. E o importante a se ressaltar é que o PMI não deixa custo para a administração pública.

 

   O projeto prevê a apresentação de 4 cadernos,  correspondendo a estudos do assunto, sendo o caderno 1:  informando a demanda, a oferta, o serviço atual, locomoção e número de pessoas, um caderno que corresponde todas as características do transporte que usamos hoje, o caderno 2: enfatiza o problema  e trás estudos de soluções além de estabelecer uma  pesquisa quantitativa  referente a horário e pessoas que usam o transporte publico, o caderno 3: estudo financeiro do serviço disponibilizado e o caderno 4: estudo jurídico, edital de licitação, projetos de lei e suas aprovações,  forma de solução do problema.

 

   O caderno 1 já foi entregue e analisado pela comissão avaliadora e a empresa responsável pela elaboração da solução dos problemas acabaram de entregar o caderno 2. O espaço é aberto para que qualquer um possa acrescentar ideias ao projeto.

 

    Segundo a pesquisa, 90% da população seria usuário do transporte publico, e reclamações como diferenças na trajetória do transporte atual, horários que os ônibus passavam e alegações de que as linhas não atendiam os trajetos que a população precisava, são as principais e mais citadas pela população pesquisada.

 

  Confira a audiência pública completa no vídeo abaixo e tire suas opiniões e conclusões sobre o assunto e o projeto de reestruturação no Transporte Coletivo Pública no municio de Arcos.

 

câmara
audienciapublica
transportepublico
arcos

VEJA TAMBÉM