• 16/04/2024
28 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 23h00
Fonte de Informação: Da Redação

Nasce em Arcos o movimento “Chega! Juntas Resistiremos”

Entrevista com as militantes do movimento feminista, Mafe e a arcoense Maria Eduarda.
Portal Arcos

   Nas últimas duas sextas-feiras (14/06 e 21/06) aconteceu em Arcos, no obelisco da Praça Floriano Peixoto o movimento “Chega! Juntas Resistiremos” que uniram várias mulheres em rodas de conversas. Um grupo que ganhou vida e força devido a frequência de acontecimentos de violência e desrespeito contra a mulher em todos os lugares, mas que ganhou ainda mais envolvimento devido a comoção da população na ocorrência de uma agressão contra uma garota em uma festa na cidade.

 

   Mulheres estas que se uniram e tiveram a certeza que estão de mãos dadas na luta diária de SER MULHER em um país que uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, a cada hora 536 mulheres são vítimas de agressão física, um país que 8 em cada 10 mulheres sofreram violência por algum conhecido!

 

   As rodas de conversas foram divididas em dois momentos, no dia 14 um momento aberto para a troca de vivências, onde as mulheres trouxeram experiências, histórias e memórias. Elas ouviram e foram ouvidas, partilharam os obstáculos e momentos que enfrentam/enfrentaram e dividiram suas forças e sabedorias. Uma união feminina que levou para cada uma um crescimento pessoal, a inspiração de serem juntas a resistência e a vontade de ser a diferença em uma cidade do interior que até então não abrigava rodas de conversas como estas.

 

   No dia 21 a roda aberta entrou em foco o tema “Não é amor” com a presença da palestrante Maria Fernanda Rabelo (Mafe), militante do movimento feminista, estudante de psicologia da UFMG que atualmente mora em Belo Horizonte. A roda foi instrutiva sobre relacionamentos abusivos e a cultura do estupro, foi feito recortes históricos, culturais e atuais sobre a objetificação do corpo feminino e silenciamento das vontades das mulheres.

 

   As participantes relataram a satisfação em fazer parte do movimento e o quanto o “Chega! Juntas Resistiremos” agregou para cada uma delas e sobre este ser um ponta pé inicial para que a realidade de Arcos mude, e a violência de qualquer tipo contra uma mulher não seja considerado algo normal ou tolerável independente de qualquer pessoa que a pratica e situação em que se passa. Violência contra mulher é crime, e as mesmas querem ter os direitos que tem, como um destes, o direito de ir e vir que se consta no art.5° da Constituição Federal de 1988, este que é tirado e ferido com um assovio, assédio verbal e qualquer outra forma de violência contra mulher.

 

   Na sexta-feira (21) nossa equipe fez uma entrevista com Mafe e a arcoense membro do movimento, Maria Eduarda, duas militantes feministas que lutam pela mudança da realidade em que vivemos. Confira:

 

 

Artigo 3.º dos Direitos Humanos:

-Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

 

@ mafeminista

rodademulheres
resistência
seremosresistência
feminismo
empoderamento
mulheresunidas
arcos

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024