• 28/03/2024
13 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 11h33
Fonte de Informação: Da Redação

“Somos todos iguais, ninguém é menos e nem mais” lema da surdoatleta arcoense que participará da Surdolímpiadas

   Kivian Rego é uma karateca arcoense de 14 anos, que é dona de inúmeros ouros e conquistas e usou de suas dificuldades um incentivo para que pudesse crescer cada vez mais no Karatê, levando o seu lema de que “somos todos iguais, ninguém é menos e nem mais”!

 

    A adolescente é deficiente auditiva e treina Karatê há mais de 4 anos, sendo uma das melhores da região, disputando além da categoria para sua idade, o Karatê com atletas surdos. Em entrevista exclusiva com nossa equipe, Kivian alegou seus desejos de sempre estar no pódio e conquistar todos os ouros; segura de sua capacidade, ela quer sempre aprimorar suas técnicas com a dedicação e disciplina nos treinos.

 

    Com apenas 14 anos, a karateca surda participará de sua primeira Surdolimpíada que acontecerá no período de 20 a 23 de junho deste ano, na cidade de Pará de Minas/MG. O evento é promovido pela Confederação Brasileira De Desportos De Surdos, que conta com patrocínio do Ministério do Esporte e apoio da Associação dos Surdos de Pará de Minas (ASPAM) e Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) para organização do evento.

 

    O evento esportivo tem como objetivos, promover e estimular a prática desportiva e seu aprimoramento nas entidades de surdos, estimular a profissionalização dos surdoatletas, os incentivar como forma de promoção e integração na sociedade, revelar novos talentos, e classificá-los nas modalidades individuais por ranking para futuros campeonatos internacionais, quando forem convocados e fortalecer a imagem do movimento surdolímpico brasileiro.

 

   Kivian além de karateca frequenta a Confraria de Surdos - Associação de Surdos do Alto São Francisco, uma organização sem fins lucrativos criada para que os deficientes auditivos possam aprender libras para fazer parte da inclusão de uma população que é brasileira mas não fala português.  E foi com Paula Goulart, a criadora da Confraria que hoje reúne vários surdos, que aprendeu a Língua de Sinais, sendo Paula uma das maiores incentivadoras da adolescente, junto de seu treinador de Karatê Ideraldo Luiz, que percebeu na simpatia e talento de Kivian, o futuro no Karatê.

 

     Kivian a surdoatleta de 14 anos disputará a “Surdolímpiadas do Brasil 2019”  na próxima semana deste mês e acompanhada de Paula (sua tradutora) e Ideraldo (seu treinador), a mesma concedeu uma entrevista exclusiva  a equipe Portal Arcos contando mais sobre sua trajetória, expectativas para o evento, além de depoimentos pessoais sobre as dificuldades e situações enfrentadas no seu cotidiano como uma garota surda. Uma entrevista inspiradora e emocionante, acompanhe:

 

kivianrego
karateca
portalarcos
entrevistaexclusiva
surdolimpiada
karate
surdos
confrariadossurdos

VEJA TAMBÉM