O anuncio foi feito pelo Prefeito Denilson durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (31).
OUÇA A COLETIVA:
O Governo de Minas Gerais não está cumprindo as suas responsabilidades com relação aos municípios mineiros, principalmente no que se refere aos repasses financeiros, que são um direito constitucional das prefeituras.
Importante ressaltar que a dívida do Estado com o município de Arcos, já ultrapassa a marca de R$16,2 milhões de reais. Essa atitude ilegal afeta a vida de milhões de cidadãos em todo o estado, pois pressiona os recursos dos municípios e compromete a oferta de serviços públicos, que estão entre os direitos da população, como saúde, educação, transportes e outros.
Centenas de municípios estão sendo penalizados pela atuação desastrosa do Governo do Estado. Muitas prefeituras estão sendo obrigadas, praticamente, a fechar as suas portas, enquanto outras anunciam a paralisação de serviços essenciais, como o atendimento de saúde e a suspensão do início do ano letivo.
Com muita responsabilidade e competência administrativa, a Prefeitura de Arcos está conseguindo evitar que os moradores da cidade sejam submetidos a sacrifícios intoleráveis e à suspensão de seus direitos essenciais, como é o caso da saúde, educação e segurança.
Entretanto, a carência de recursos obriga a Prefeitura a tomar medidas emergenciais temporárias, até que o Governo do Estado corrija o atual estado de calamidade e assuma as suas responsabilidades.
Após difíceis avaliações, o Prefeito Municipal, Denilson Teixeira, publica nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, um decreto, suspendendo, temporariamente alguns serviços, até que o Governo do Estado regularize - ou pelo menos melhore - a difícil situação fiscal atual.
No âmbito administrativo, estão vedados:
Serão suspensos os seguintes serviços:
Não será realizada, neste exercício de 2019, revisão geral para os agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários), para os titulares de cargos de confiança e de funções gratificadas ao Poder Executivo Municipal;
Tão logo o Governo do Estado assuma a sua responsabilidade e regularize a sua dívida com o município, a Prefeitura de Arcos irá restaurar o funcionamento normal dos serviços públicos temporariamente suspensos e, ainda, terá condições de avançar para melhorar a vida de todos os cidadãos de nossa cidade.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Arcos
Uma queimada em área de pastagem mobilizou os bombeiros de Arcos no início da noite desta segunda-feira (14). A ação rápida da guarnição evitou que o fogo se alastrasse e trouxe a situação sob controle.
Arcos comemora quase nove décadas de existência com um ato simbólico que une passado e presente. A cerimônia desta quarta-feira promete resgatar o sentimento coletivo de pertencimento e orgulho local.
O prefeito de Arcos se reuniu com o Ministério Público Federal para discutir os problemas causados pela ferrovia da VLI na cidade. Entre as principais queixas estão o bloqueio de vias, o barulho excessivo e os riscos à segurança da população.
Representantes do Terceiro Setor participaram de uma capacitação sobre normas legais e parcerias com o poder público. O encontro abordou práticas para parcerias e destacou a importância da transparência na gestão das entidades.
Com talento e determinação, Pedro de Alcântara conquista o bicampeonato no 2º Campeonato Absoluto de Xadrez de Arcos-MG, destacando-se entre atletas de seis cidades da região em uma celebração vibrante do esporte local.
Um incêndio às margens da BR-354, em Arcos, mobilizou os bombeiros na manhã deste domingo. A rápida intervenção da equipe evitou que as chamas se espalhassem e comprometessem a segurança na rodovia.
Na noite de sábado um incêndio em área de pastagem no Bairro Cidade Industrial, em Arcos, exigiu rápida ação do Corpo de Bombeiros. As chamas se espalhavam por uma extensa área e foram controladas antes de causar danos maiores.