• 12/07/2025
17 Janeiro 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 04h36
Fonte de Informação: ASSCOM

Justiça autoriza agentes de endemias entrarem em residências fechadas ou desabitadas no município de Arcos

Asscom

A Juíza da 2ª Vara Cível, Dra. Karen Cristina Lavoura Lima, concedeu nesta terça-feira, 15, antecipação de tutela autorizando os agentes de endemias "adentrar em todos os imóveis localizados nesta cidade, que se encontram fechados, desabitados, abandonados ou desocupados, para realizar o combate ao mosquito transmissor da dengue".

A concessão foi em caráter de urgência, com prazo de validade até 30 de dezembro de 2019, autorizando o Município de Arcos, através da Secretaria Municipal de Saúde a tomar as providências cabíveis para cumprir as medidas necessárias para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

No despacho, a Juíza considerou os dados enviados pelo município, de que existe aproximadamente cerca de 150 (cento e cinqüenta) imóveis que não foram vistoriados, por estarem fechados ou sem a presença do morador, o que aumenta a chance de proliferação do mosquito transmissor das doenças.

Por fim, justificou a "concessão da medida no aumento vertiginoso e alarmante do número de casos de dengue verificados pelas autoridades de saúde pública e noticiados pela impressa local e regional, sendo o deferimento da tutela de urgência necessária para preservação da vida e saúde de toda a população arcoense".

 

A justiça entendeu ser plenamente cabível a adoção de medidas excepcionais de urgência por parte do requerente, quando as circunstâncias do caso se mostrarem justificáveis, o que ocorre na hipótese, levando-se em consideração que a vida e a saúde de toda uma coletividade estão em risco.

“Registro, não obstante, que em caso de resistência infundada de algum morador ou se vier a ser necessário o arrombamento de algum imóvel, fica desde já deferido o apoio policial, a fim de que seja cumprida a presente decisão”.

O ingresso forçado deverá realizado na presença de duas testemunhas maiores e capazes, além da autoridade policial, sendo o ocorrido documentado pelo agente de saúde responsável.

Acesse a decisão no link:

https://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_peca_movimentacao.jsp?id=43317305&hash=ef8742da85d778d9415da931cef00b3a

Arcos

VEJA TAMBÉM

Serpente de quase um metro é retirada de área urbana por bombeiros

Uma jiboia de cerca de 90cm foi encontrada no quintal de uma casa no bairro Vila Calcita, em Arcos, na manhã desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a captura segura do animal, que foi devolvido à natureza em local apropriado.

08h49 12 Julho 2025
Pitbull invade residência e fere cão de moradora no bairro Nossa Senhora Aparecida

Um cão solto causou tensão em uma residência no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Arcos. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros e terminou sem feridos graves.

09h02 10 Julho 2025
Fogo em área rural de Arcos ameaça propriedades vizinhas

Uma área de pasto no distrito Ilha, em Arcos, foi atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira. A ação rápida dos Bombeiros impediu que o fogo se espalhasse e causasse danos maiores ao entorno.

13h04 09 Julho 2025
Melhorias no sistema videomonitoramento no distrito de Calciolândia reúne esforços do CONSEP, Bombeiros e iniciativa privada de Arcos

Uma força-tarefa envolvendo o CONSEP, o Corpo de Bombeiros e a iniciativa privada garantiu a melhoria da visibilidade do sistema de videomonitoramento em Calciolândia. A ação reforça o impacto da união comunitária na promoção da segurança pública.

13h30 08 Julho 2025