Nosso conteúdo de hoje tem o propósito de apresentar como, determinadas características, são capazes de levar algumas empresas a se tornarem excelentes e outras não, baseado no conteúdo do livro: Empresas feitas para vencer de Jim Collins. O autor analisou dados financeiros, uma extensa base de informações corporativas de grandes empresas americanas e trouxe algumas reflexões que hoje me atrevo a compartilhar aqui com vocês. Trouxe muitos insights para mim, espero que faça sentido para você também. Nesse contexto, o autor apresenta que o sucesso depende da atuação conjunta de três fatores: pessoas disciplinadas, com pensamentos disciplinados e realizando ações com disciplina.
Dessa forma, ele continua esclarecendo que as empresas precisam criar um ambiente seguro para discutir problemas e soluções, onde a liderança tem o papel de promover um diálogo aberto, sem centralizar ou tampouco delegar assuntos relevantes a serem tratados. Para isso, foi identificado que as principais características dos líderes de sucesso são: modestos e humildes, focam mais no sucesso do time do que o seu próprio sucesso, são resilientes, tem um propósito claro e alinhado com a empresa, tem paixão pelo que fazem e montam suas equipes com pessoas disciplinadas, depois tomam decisões estratégicas.
Todos os negócios passam por situações desafiadoras, por isso a importância de ser verdadeiro e honesto com o time, analisando os problemas que emergirem e envolvendo os colaboradores com perguntas e escuta ativa para fazer o melhor diagnóstico possível e tratativas necessárias. Aqui, entra o pensamento disciplinado. O autor apresenta no livro o conceito do ouriço ou porco-espinho, onde ele explica que esses animais são capazes de fazer uma única coisa, tornar uma bola de espinhos e rolar o mais rápido possível e são focados em fazer isso. Essa analogia tem o propósito de apresentar que empresas de sucesso se concentram em fazer o que é essencial e não perdem tempo com o que não traz resultados.
Para que isso aconteça é preciso focar em:
Já chegando no 3º fator – ações disciplinadas levam empresas à cultura da excelência..., e isso só é possível com pessoas disciplinadas com pensamentos disciplinados. Líder, evite processos burocráticos e desnecessários, delegue responsabilidades, permita a criatividade e o erro controlado, lembre-se do conceito do ouriço, foque na sua atividade principal, seja consistente. Disciplina significa saber o que precisa ser feito e fazer. Pessoas disciplinadas seguem o plano combinado. Muitas empresas não atingem o tão sonhado sucesso porque mantém funcionários ineficientes em posições estratégicas.
Invista no desenvolvimento da sua liderança. Com muito amor, desejo muito sucesso para seus negócios e sua vida!
Márcia Berto | Prosperidade
Uma jiboia de cerca de 90cm foi encontrada no quintal de uma casa no bairro Vila Calcita, em Arcos, na manhã desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a captura segura do animal, que foi devolvido à natureza em local apropriado.
Um cão solto causou tensão em uma residência no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Arcos. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros e terminou sem feridos graves.
Uma área de pasto no distrito Ilha, em Arcos, foi atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira. A ação rápida dos Bombeiros impediu que o fogo se espalhasse e causasse danos maiores ao entorno.
Uma força-tarefa envolvendo o CONSEP, o Corpo de Bombeiros e a iniciativa privada garantiu a melhoria da visibilidade do sistema de videomonitoramento em Calciolândia. A ação reforça o impacto da união comunitária na promoção da segurança pública.