Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/1834/6209776b4ea89.jpg

Robert Prevost é eleito novo Papa e adotará o nome Leão XIV

O céu de Roma se iluminou nesse 8 de maio com a fumaça branca que emergiu da chaminé da Capela Sistina, trazendo consigo um anúncio que ecoou pelos corações dos fiéis presentes e ao redor de todo o mundo: a Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal Robert Francis Prevost, norte-americano de 69 anos, foi escolhido pelo conclave e adotará o nome Leão XIV, iniciando um capítulo de fé e renovação. 

Um Papa com raízes na América Latina e no serviço aos mais vulneráveis 

Prevost nasceu em Chicago, no condado de Illinois, nos Estados Unidos. Dedicou grande parte de sua vida ao serviço missionário na América Latina, no Peru, onde trabalhou nas comunidades mais necessitadas nos anos 1980. Seguidor dos ensinos de Santo Agostinho, doutorou-se com a tese: “O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho”. 

Sua trajetória denota seu compromisso com a justiça social, inclusão e o diálogo; valores que o acompanharam em sua missão como prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por orientar a liderança da Igreja ao redor do mundo. 

O momento da escolha: emoção e humildade 

Após a decisão dos cardeais, Prevost foi conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”. E vestindo pela primeira vez a batina branca, ele surgiu na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi apresentado ao mundo pelo cardeal Dominique Mamberti, que pronunciou a tradicional frase: "Habemus Papam!". 

Diante de uma multidão emocionada, Leão XIV acenou com humildade e dirigiu suas primeiras palavras aos fiéis, expressando sua gratidão e seu desejo de caminhar junto ao povo, especialmente os mais marginalizados. 

Dentre tantas palavras carregadas de acolhimento, disse: “Permitam-me dar sequência à bênção do Papa Francisco: Deus nos quer bem, Deus nos ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus”

Desafios e esperança para o futuro 

Prevost assume a liderança da Igreja em um momento em que o mundo enfrenta crises sociais, desigualdade e conflitos que exigem serenidade, compaixão e diálogo. A expectativa é que Leão XIV continue a linha reformista de Papa Francisco, promovendo uma Igreja mais aberta, acolhedora e próxima dos que mais precisam, consoante ao seu discurso. 

Nos próximos dias, o Papa celebrará sua primeira missa, que marcará oficialmente o início de seu pontificado. Enquanto isso, milhões de fiéis receberam o novo Papa com emoção em cada palavra por ele mencionada. 

 

Fonte de pesquisa: Canção Nova.

Veja também: