Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2049/687a56989a953.jpeg

Como se tornar um profissional indispensável no mundo em constante mudança

Esse conteúdo é para você, seja como colaborador, empresário, autônomo, desempregado, não importa. Seja como dono, empregado ou em busca de uma recolocação, todos nós precisamos estar prontos para o mercado de trabalho, porque é nele que as coisas acontecem, seja no emprego ou na atividade empresarial. E aqui vai um exemplo para ilustrar o nosso conteúdo: um time de futebol tem titulares e reservas, certo? Todos sabemos que os titulares são escalados para jogar, mas, por motivos variados, um titular pode precisar ser substituído por um reserva.

Se o jogador que está no banco não está se preparando para entrar no jogo, o que acontece quando chega sua chance? Ele não entra! Mas existem outros no banco, e se entre eles há um que vem cuidando da parte física, se dedicando aos treinos, trabalhando e aperfeiçoando, quando surge a oportunidade, ele entra, mostra todo seu potencial e não sai mais.

Essa história mostra que, com a rapidez das mudanças, as empresas passaram a buscar profissionais preparados, adaptáveis e flexíveis às novas exigências. Mas isso vale tanto para o empregado quanto para o empregador!

Estar preparado para o mercado de trabalho exige constante desenvolvimento e aprimoramento das suas competências comportamentais (soft skills). De nada adianta ter profissionais tecnicamente capacitados, mas com dificuldades em lidar com ambientes de pressão ou em trabalhar colaborativamente. As soft skills são indispensáveis para o sucesso. Veja alguns exemplos:

  • Comunicação interpessoal;
  • Capacidade de persuasão;
  • Proatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão...

Agora, as soft skills devem ser aliadas a uma boa capacitação técnica (hard skills). Alguns exemplos:

  • Conhecimento em uma língua estrangeira;
  • Graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas, são alguns exemplos.

As hard skills e as soft skills são fundamentais para um profissional bem-sucedido, e o melhor é que podem ser aprendidas e desenvolvidas. Estar realizado profissionalmente também impacta positivamente sua vida pessoal. Por isso, permita-se evoluir e aprender continuamente. Cada vez mais, espera-se que os profissionais compreendam sua atividade, prevejam conflitos e atuem criativamente para solucionar problemas. Isso vale para colaboradores, empresários e empreendedores.

A longevidade dos negócios e a evolução na carreira dependem da habilidade de desaprender e reaprender todos os dias. O que deu certo ontem não garante sucesso hoje, muito menos amanhã. Por isso, empregados e empregadores precisam sair da zona de conforto. A vida que temos reflete o que construímos internamente. Suas escolhas diárias moldam seu futuro. Então, bora fazer boas escolhas! Com amor,

 

Veja também: