O futebol deixou de ser um assunto exclusivamente masculino há muito tempo. Vivemos e vemos nos dias atuais o grande aumento de mulheres que ingressam no mundo do esporte e se destacam em suas modalidades.
A Copa do Mundo de 2022 e as Olimpíadas 2024 inseriram novas sementes nos corações de muitas crianças e adultos, que se incentivaram a começar a praticar um esporte e até mesmo se profissionalizar.
Um sonho nunca é pequeno, basta você ter um foco e grande incentivos para que esse sonho saia do papel e se trone real. Assim é a história de Sofia Oliveira Gonçalves, uma atleta mirim que se tornou destaque na cidade de Arcos.
Sofia é jogadora de futebol e pratica o esporte em um time misto da cidade. Sua paixão pela bola vem trazendo grandes conquistas em sua vida. O incentivo que Sofia recebe de sua família é o grande diferencial e a base de toda a sua dedicação. O amor, o respeito e a confiança de todos que participam da vida esportiva de Sofia tem mudado a história do esporte de Arcos.
Portal Arcos: Qual a sua idade e quantos anos você se dedica a vida como jogadora de futebol?
Atleta Sophia Gonçalves: Eu tenho 11 anos e comecei minha carreira no futebol há 02 anos. Eu iniciei no projeto Craque Cidadão, mas ele deu uma parada e então eu pedi ao meu pai para jogar no Ipiranga e estou lá até hoje.
Portal Arcos: Como funciona a sua rotina de treinos?
Atleta Sophia Gonçalves: Atualmente eu jogo no Sub 11 do Ipiranga e treino toda terça e sexta-feira. Tenho também um treino complementar com o Goteira de preparo e fundamentos para aperfeiçoar e melhorar a técnica nas segundas e quartas-feiras.
Portal Arcos: Qual a importância de ter o apoio dos pais na sua vida como atleta?
Atleta Sophia Gonçalves: É muito importante para mim por que eles sempre me ajudam, me apoiam, me faz ser uma pessoa mais motivada, pois preciso ter muita dedicação e eu sei que posso sempre contar com eles.
Portal Arcos: Como você descobriu a sua paixão pelo futebol?
Atleta Sophia Gonçalves: Foi na copa do mundo de 2022 quando eu tive o álbum da copa e também quando eu descobri o que meu pai foi quase um jogador de futebol profissional.
Portal Arcos: Você teve um acidente em campo em que acabou fraturando seu braço esquerdo. O que passou em sua mente depois de todo o susto?
Atleta Sophia Gonçalves: Eu senti muita dor, e eu pensei em até desistir só que eu pensei que eu não podia desistir, porque eu gosto muito de jogar futebol.
Portal Arcos: Como foi voltar a treinar depois disso?
Atleta Sophia Gonçalves: Eu tinha medo de cair, eu estava com muito medo mesmo de cair. Eu não estava jogando igual eu jogava, mas aí depois eu fui acostumando de novo e tudo foi voltando ao normal.
Portal Arcos: Como é ser considerada A Craque da bola?
Atleta Sophia Gonçalves: É muito bom! Ter a sensação de que as pessoas acreditam em mim, é muito importante para mim.
Portal Arcos: Você já tem planos para seu futuro no futebol?
Atleta Sophia Gonçalves: Tenho o sonho de ser jogadora de futebol profissional, de jogar na seleção brasileira feminina e time feminino do cruzeiro e conquistar muitos títulos.
Portal Arcos: Você recebeu o Prêmio Foguete Digital como melhor atleta mirim de Arcos. Como você e sua família receberam a conquista deste prêmio?
Atleta Sophia Gonçalves:Nós recebemos com muito amor e muito carinho. No começo quando vimos que estava tendo a votação em Arcos, nos pedidos algumas pessoas para ajudar na votação e vimos que conseguimos! Foi muito bom ganhar, ficamos muito felizes e agradecidos com essa conquista.
Portal Arcos: Como você se dedica aos treinos de Futebol e aos estudos escolares?
Atleta Sophia Gonçalves: Eu gosto muito de jogar futebol, mas é muito importante estudar! A minha prioridade é estudar e eu me dedico bastante aos estudos. Atualmente estou no 6º ano da escola Passos Firmes e sou considerada uma aluna dedicada que só tira nota boa!
Finalmente chegou a hora de curtir o Festival de Gastronomia de Arcos, evento que já é tradição na cidade acontecerá de 30 de abril a 04 de maio na praça da Matriz de Arcos.
A administração atual anunciou medidas como a doação de sucatas e a realização de leilões, mas parlamentares cobram fiscalização rigorosa e soluções definitivas.