Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/1874/6328d91846905.jpeg

Prefeitura de Arcos publica Notificação Coletiva para capina e limpeza de imóveis

A notificação estabelece medidas rigorosas contra o mosquito Aedes Aegypti, exigindo a capina e limpeza de terrenos baldios em 45 dias. Caso as determinações não sejam cumpridas, proprietários poderão ser multados.

A Prefeitura de Arcos publicou nesta quarta-feira, (05/03), uma notificação coletiva que estabelece medidas rigorosas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A ação, conduzida pela Secretaria de Governo, o Serviço de Vigilância Epidemiológica e a Fiscalização de Posturas, visa reduzir os focos de proliferação do inseto no município.

Conforme a notificação, todos os proprietários de lotes e terrenos baldios devem realizar a capina e limpeza de suas áreas no prazo máximo de 45 dias a partir da publicação da notificação. Além disso, os responsáveis por ferros-velhos, borracharias e estabelecimentos que armazenam materiais suscetíveis ao acúmulo de água da chuva deverão garantir o acondicionamento adequado desses objetos, mantendo-os protegidos e em locais secos.

A decisão foi tomada com base no risco crescente de infestação do mosquito e na constatação de que muitos terrenos estão sendo utilizados indevidamente como depósito de materiais descartáveis, o que favorece a reprodução do Aedes aegypti. Segundo a administração municipal, mesmo após reiteradas campanhas de conscientização, ainda há locais que apresentam risco elevado devido à falta de manutenção adequada.

Caso as determinações não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, os proprietários poderão ser multados conforme o Código de Posturas do Município. A fiscalização será intensificada para garantir o cumprimento das medidas e minimizar os riscos à saúde pública.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para o sucesso da iniciativa. Denúncias sobre locais com possíveis focos do mosquito podem ser feitas diretamente à Vigilância Epidemiológica.

Com essa medida, o município espera reduzir os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e reforçar a responsabilidade coletiva na luta contra a proliferação do mosquito.

O telefone e WhatsApp da Ouvidoria é o (37) 9.9176-0019. E o da Vigilância Epidemiológica é o (37) 3351-7133.

Confira a notificação na íntegra:

Veja também: