A Prefeitura de Arcos publicou nesta quarta-feira, (05/03), uma notificação coletiva que estabelece medidas rigorosas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A ação, conduzida pela Secretaria de Governo, o Serviço de Vigilância Epidemiológica e a Fiscalização de Posturas, visa reduzir os focos de proliferação do inseto no município.
Conforme a notificação, todos os proprietários de lotes e terrenos baldios devem realizar a capina e limpeza de suas áreas no prazo máximo de 45 dias a partir da publicação da notificação. Além disso, os responsáveis por ferros-velhos, borracharias e estabelecimentos que armazenam materiais suscetíveis ao acúmulo de água da chuva deverão garantir o acondicionamento adequado desses objetos, mantendo-os protegidos e em locais secos.
A decisão foi tomada com base no risco crescente de infestação do mosquito e na constatação de que muitos terrenos estão sendo utilizados indevidamente como depósito de materiais descartáveis, o que favorece a reprodução do Aedes aegypti. Segundo a administração municipal, mesmo após reiteradas campanhas de conscientização, ainda há locais que apresentam risco elevado devido à falta de manutenção adequada.
Caso as determinações não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, os proprietários poderão ser multados conforme o Código de Posturas do Município. A fiscalização será intensificada para garantir o cumprimento das medidas e minimizar os riscos à saúde pública.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para o sucesso da iniciativa. Denúncias sobre locais com possíveis focos do mosquito podem ser feitas diretamente à Vigilância Epidemiológica.
Com essa medida, o município espera reduzir os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e reforçar a responsabilidade coletiva na luta contra a proliferação do mosquito.
O telefone e WhatsApp da Ouvidoria é o (37) 9.9176-0019. E o da Vigilância Epidemiológica é o (37) 3351-7133.
Confira a notificação na íntegra:
Com o tema “Do SUS Real ao SUS Ideal”. O evento aconteceu no auditório da PUC em Arcos.
A primeira vitima caiu de uma altura de 2,5 metros, sem o uso de equipamentos de segurança. A segunda vitima, grávida, ao tentar prestar auxílio caiu ao descer rapidamente das escadas.
O evento que acontecerá de 30 de abril a 4 de maio confirma sua primeira atração musical, Samuel Rosa do Skank
A atleta Sophia tem 11 anos e já é considerada uma promessa nos campos de futebol. Recentemente ela recebeu um prêmio como melhor atleta mirim na cidade de Arcos
O projeto de lei capacitará professores e funcionários em primeiros socorros e equipará escolas com kits de emergência. Inspirada em uma tragédia, a legislação reforça o compromisso com direitos fundamentais e a segurança nos ambientes educacionais.