Na noite desta segunda-feira, 18 de novembro, foi apresentado na Câmara Municipal de Arcos um documentário que retrata o dia a dia da Associação de Recicladores Arcoenses (ARA) e a importância da reciclagem.
O documentário foi produzido através da aprovação de projeto na Lei Paulo Gustavo. Wender Salviano, idealizador do projeto e que já conhecia a ARA, destacou a importância do trabalho da associação para o bem-estar social e falou sobre sua intenção ao produzi-lo: “O objetivo do documentário é ser educativo mesmo. É ser educativo e servir como utilidade pública.”
A coleta seletiva é uma prática fundamental para reduzir o impacto ambiental e promover um desenvolvimento sustentável. É crucial adotar essa prática para proteger o meio ambiente.
Em Arcos, a prática foi implementada em 2002 através do processo de triagem no aterro sanitário. Já a ARA é uma associação com CNPJ ativo desde o dia 30 de janeiro de 2003. E mesmo após anos de funcionamento, ainda enfrenta dificuldades para se manter, possui maquinário e equipe de funcionários insuficientes para a demanda, segundo a atual presidente Ana Flávia de Resende. Uma invisibilidade sem explicação ante a importância do trabalho que fazem para toda a população.
Outra dificuldade apresentada pelos funcionários no próprio documentário é a falta de compromisso da população quanto a separação dos materiais que vão para a associação. Segundo eles, grande parte do lixo que vai para a seleção não é reciclável.
O documentário
Wender falou com o Portal Arcos via aplicativo de mensagem e explicou: “O Documentário tem como objetivo valorizar o trabalho da Associação de Recicladores de Arcos e conscientizar todas as pessoas sobre a importância de reciclar e preservar o NOSSO meio ambiente. O curta-metragem é educativo e de utilidade pública, uma metáfora artística audiovisual sobre a necessidade de uma mudança cultural da comunidade no trato do lixo e na preservação da Mãe natureza. Esperamos que o documentário conscientize as pessoas, façam elas repensarem se estão fazendo a sua parte. Que ele seja passado nas escolas e alcance o maior número de pessoas possível.”.
Queremos que a Associação dos recicladores de Arcos sejam fortalecidos e que melhore como o lixo chega a eles, melhorando assim o rendimento deles. Wender Salviano.
O documentário será lançado no YouTube nesta quarta-feira, 20 de novembro.
Assista ao trailer e acompanhe o @reciclareumaartedoc no Instagram para conhecer o projeto.
Impacto da coleta seletiva nas mudanças climáticas
A reciclagem está diretamente ligada ao impacto das mudanças climáticas. Aquilo que fazemos localmente tem um impacto significativo globalmente. Por isso, quando tomamos medidas sustentáveis, temos a chance de ajudar a construir um futuro mais saudável para novas gerações.
Quando o lixo se decompõe nos aterros sanitários é liberado metano que é um potente gás de efeito estufa. Ao diminuir a quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários através da coleta seletiva, a liberação desses gases também diminui. E quanto menos lixo enviado para o aterro, menos serão os resíduos nos lixões.
Benefícios particulares relacionados ao clima
Além da de diminuição de gases causadores de efeito estufa já mencionados, cada tonelada de papel reciclada preserva 1,5 mil litros de água. Já a produção de alumínio a partir de latas recicladas consome de 50 a 70% menos energia do que a produção de alumínio a partir do minério bruto.
Isso representa economia de recursos naturais essenciais e mostra a importância de práticas sustentáveis para a conservação de energia e redução do impacto ambiental.
Dados de desempenho ambiental
Conforme informações presentes no Painel de Indicadores do Sisema, Arcos está classificada em sexagésimo (60º) lugar no Índice de Desempenho Ambiental Municipal (Idam), em Minas Gerais.
No Instituto de Água e Saneamento foi identificado que 93.29% da população tem acesso ao serviço de coleta de lixo domiciliar e disponibiliza também o recolhimento de resíduos sólidos. Mas apenas 2,97% do total do lixo recolhido é recuperado. Além disso, o lixo de 2592 habitantes não é recolhido.
Desafios e perspectivas
A coleta seletiva é um passo importante para um futuro sustentável. É fundamental aumentar a conscientização e educação ambiental e ampliar a infraestrutura para coleta e reciclagem.
E um dos primeiros e mais importantes pontos é que a comunidade participe de forma ativa e consciente para que, não somente possamos assegurar o bem-estar social atual e de gerações futuras, mas colaborar com o trabalho tão importante feito pelos profissionais da Associação de Reciclagem de Arcos.
Fontes de pesquisa:
- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) - CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) - COPAM (Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais) - IGAM (Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais) - Prefeitura Municipal de Arcos - Associação de Reciclagem de Arcos (ARA) - Organização das Nações Unidas (ONU)
Acompanhe a entrevista realizada com Douglas, um dos integrantes da banda e conheça o ALL AGES Solidário, um projeto que uniu forças por uma causa muito especial.