Muitas pessoas acreditam que “todos” os problemas relacionados ao dinheiro se originam na falta de clareza dos conceitos de finanças, e de forma equivocada acreditam que a solução está em reunir o maior número possível de informações sobre estratégias para administrar, elaborar planilhas e investir. Essas informações são muito importantes, mas a grande verdade é que qualquer transformação financeira vai muito além das questões técnicas, estão muito mais associadas a comportamentos, hábitos, costumes, do que a números.
O que impede a maioria das pessoas de atingir sua liberdade financeira, está associado à crença de que o sucesso financeiro não é uma possibilidade e essa crença limitante sobre o dinheiro, muitas vezes inconsciente, impede seu sucesso.
Uma vida de abundância e prosperidade precisa alinhar quatro campos: financeiro, pessoal, profissional e espiritual. Todas essas áreas são igualmente importantes. Não há dúvida de que dinheiro não é tudo, não pode resolver todos os problemas, mas acredite, muda muita coisa na vida de qualquer pessoa. As preocupações financeiras nos roubam a felicidade e a paz. Uma pessoa com problemas financeiros não está equilibrada e essa situação sempre prejudicará as outras áreas.
Liberdade financeira é essencial para uma vida equilibrada e harmoniosa, por isso a importância de olhar para a causa do problema financeiro, não o sintoma. Eu chamo de sintoma: as dívidas, o cheque especial estourado, as contas atrasadas.
E a causa? São tantas! Todos nós somos frutos de nossas experiências, e são essas vivências que direcionam a forma como encaramos tudo ao nosso redor, inclusive o dinheiro. Muitas pessoas não acreditam que o dinheiro seja uma coisa boa; por isso, sabotam o seu próprio sucesso. Como carregam o conceito de que o dinheiro é mau, nunca alcançam liberdade financeira.
Todos passamos por experiências traumáticas na infância ou na juventude que podem se tornar a base de nossas dificuldades financeiras na vida adulta. Aqui entra a importância do perdão, ele permite que você se livre de crenças, traumas e atitudes limitadas. É uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante. Perdoar é uma ação libertadora que demonstra inteligência e maturidade.
A psicologia e a medicina, juntas, comprovam que o corpo reage negativamente a sensações como o ressentimento e a raiva e que os infartos, por exemplo, em alguns casos, estão associados a pessoas que não conseguem perdoar. O perdão te oferece uma possibilidade de viver melhor e com mais saúde física, emocional, espiritual e, inclusive financeira.
Posso te afirmar que, tratar o sintoma não resolve o problema, é preciso olhar a causa. Se você tem dificuldades para lidar com o dinheiro, olhe para dentro de você. Busque na sua história e ressignifique o que te impede de viver uma vida com sentido e que vale a pena ser vivida. Dinheiro potencializa o que você já é! Lembre-se, pessoas boas fazem maravilhas com o dinheiro. Você merece viver uma vida abundante e próspera, não aceite nada menos que isso!
Com amor,
Márcia Berto | Prosperidade
Acompanhe a entrevista realizada com Douglas, um dos integrantes da banda e conheça o ALL AGES Solidário, um projeto que uniu forças por uma causa muito especial.