Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/1827/65523003a7a71.jpg

Chegou a hora de votar. Você está preparado?

Confira algumas dicas que vão te ajudar na hora de votar nos candidatos a vereador e prefeito nas eleições de 2024.

Ao longo das campanhas eleitorais, o estúdio do Portal Arcos foi palco de entrevistas e o primeiro debate entre os candidatos das eleições municipais de 2024 de forma inédita. Além disso, a redação publicou matérias imparciais e de cunho informativo visando ajudar o eleitor em seu caminho individual para a escolha dos candidatos que o representem.

E, para seguir esse mesmo objetivo, faltando apenas 4 dias para as eleições, separamos algumas dicas para o eleitor não errar na hora de votar.

Antes de qualquer coisa, não se esqueça do documento. É preciso levar um documento oficial com foto. O título serve apenas para que você identifique o seu local de votação; não sendo possível a votação apenas com esse documento.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você pode utilizar documentos como carteira de identidade, identidade social (carteira de identidade com o nome social), passaporte, carteira de trabalho, CNH, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, além do e-Título que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu smartfone e pode ser utilizado por quem já tem a biometria cadastrada; algo que ainda não é obrigatório em nosso município.

Simulador de votação

O TSE disponibiliza de forma online um simulador da urna eletrônica onde você pode entender como manusear a urna e não errar na hora de votar. Clique aqui para ter acesso ao simulador.

Processo de votação

O primeiro candidato a escolher é o vereador, que faz parte do poder legislativo. O vereador tem 5 números de identificação e são esses números que você precisa digitar primeiro. Em seguida aparecerá a foto do candidato. Se for quem você escolheu basta clicar no botão verde para confirmar. Caso não seja, basta clicar no botão laranja para corrigir e refazer o processo.

Quando estiver tudo certo e seu voto for confirmado, a tela seguirá para a votação para prefeito, o representante executivo. O prefeito tem apenas dois números de identificação. Você clica nesses números e o processo é o mesmo. Aparece a foto do candidato e se estiver tudo certo basta confirmar e pronto! Você votou e exerceu o seu direito como cidadão.

O que pode e o que não pode ser feito?

Para te ajudar nesse processo é permitido levar uma “colinha”, um papel pessoal e individual com os números escritos para ter a certeza de que não vai se esquecer no momento da votação. Mas fique ligado: mostrar esse papel para as pessoas também é considerado “boca de urna”, o ato de persuadir alguém a votar em determinado candidato. Por isso guarde esse papel em segurança.

Cabos eleitorais, aglomeração de pessoas distribuindo materiais ou promovendo campanhas e ativistas pedindo votos nas seções eleitorais também é proibido. Além disso, o uso de celulares, câmeras fotográficas ou qualquer aparelho eletrônico nas cabinas de votação é vedado, pois pode comprometer o sigilo do voto.

Já a manifestação através do uso de camisetas, bandeiras, broches, adesivos, dísticos e outros adereços que indiquem a sua preferência partidária, candidatos, coligação e federação é permitida de forma individual.

O período de votação vai das 8 às 17h. Chegue cedo para evitar filas e atrasos. Quanto mais cedo chegar melhor!

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o processo de votação, é só aguardar o dia e comparecer na sua sessão eleitoral para cumprir o seu dever. Isso garante o início da sua participação na formação de uma comunidade socialmente desenvolvida, amparada e com seus direitos fundamentais garantidos.

 

Veja também: