Infelizmente, os dados mostram que existem milhões de pessoas endividadas, sem condições de pagar e por isso sofrendo de ansiedade, angústia, tristeza... chegando a casos mais graves de depressão e síndrome do pânico e um dos principais motivos que causam o endividamento é a dificuldade em organizar as finanças pessoais. Fazer o controle adequado das suas receitas e despesas pode até dar um certo “trabalhinho”, mas isso evita um “trabalhãaaaooo”, que é correr de uma bola de neve: chamada, dívidas vencidas!
A boa notícia, é que tem jeito! Só que a mudança é gradativa: para a água ferver, ela passa por 25º, 50º, 75º, até chegar a 100 graus – para você conseguir vencer dívidas atrasadas, criar uma mentalidade de investidor e fazer da sua vida uma história de sucesso, você vai precisar dar pequenos passos para que tudo aconteça.
Se você se encontra em dificuldade financeira, você pode mudar essa história, só depende de você, mas não existe uma fórmula mágica e também não adianta fugir, é preciso encarar o problema de frente com muita coragem, e aqui chamo atenção para um ponto importante: coragem não é ausência de medo, mas sua capacidade de agir apesar dele.
Sua liberdade financeira depende muito mais da sua decisão de mudar hábitos, costumes e comportamentos. Quer mudanças na sua vida financeira, mude seu mindset (seu modelo mental), sua forma de agir com o dinheiro. Vou te apresentar 3 passos importantes:
O primeiro passo é: crie um planejamento financeiro!
Isso mesmo! Você vai considerar a sua receita, que é todo dinheiro que entra, e a sua despesa, que é todo o dinheiro que sai, faça uma descrição bem detalhada e com essas informações em mãos, você vai conseguir analisar a sua situação financeira de forma muito mais efetiva para planejar suas finanças.
O segundo passo é: avaliar as suas dívidas!
Nesse momento, você vai avaliar suas parcelas mensais, parcelas que vão vencer e as parcelas que estão em atraso. De posse dessas informações, você vai criar uma lista de prioridades e, nessa lista, você vai definir: quais são as dívidas que você consegue quitar no curto prazo? Quais precisam ser renegociadas? E, por último: quais gastos supérfluos podem ser cortados até as dívidas serem quitadas?
Ao fazer este levantamento de prioridades, será possível que você crie um plano de pagamento que seja coerente com sua realidade! Priorize o pagamento das dívidas que têm juros mais alto.
O último passo é: faça renda extra!
Ficar só cortando gastos pode te levar para um canal de escassez e miséria e isso não é nada bom. Fazer renda extra é fundamental para quem quer expandir suas economias pessoais e quitar suas dívidas em um prazo menor, pagando menos juros. Pense em alguma atividade que você possa fazer no seu tempo livre e faça esse tempo virar dinheiro!
Tenho certeza de que, se você seguir esses passos, eles te ajudarão a mudar, de uma vez por todas, a sua situação de dívidas atrasadas e, vai conseguir, de fato, viver uma vida mais abundante e próspera. Você merece, não aceite nada menos do que isso para sua vida!
Márcia Berto | Prosperidade