O Festival Nacional de Arte de Rua, edição Arcos 2024, de 04 a 16 de julho, chega ao último dia com mais de 100 artistas envolvidos, em mais de 25 apresentações culturais, além de exposições e apresentações artísticas em escolas municipais. Entre as atrações desta edição estão duas obras de artes ao ar livre, verdadeiros presentes que transformam o ambiente urbano das cidades que recebem o Festival. Arcos terá uma empena e um mural, assinados pelas muralistas e artistas visuais Laris e Triz, respectivamente.
Marcas registradas de todas as edições do FENAR, as obras ao ar livre, de acordo com o curador e produtor do evento, Alan Keller, são capazes de contribuir para revitalização dos espaços públicos, trazendo nova vida e beleza aos locais onde são pintados. “São manifestações culturais atuais e obras de arte de novos muralistas, que merecem destaque, inclusive com trabalhos de artistas locais”, declara.
Em Arcos, a muralista Laris, transformou o prédio da Prefeitura Municipal de Arcos com sua primeira empena (parede lateral de um prédio). Com quase cinco anos de experiência como muralista, Laris deixou a faculdade de arquitetura e urbanismo para seguir sua verdadeira vocação: a arte. Sua obra em Arcos aborda o resgate da presença do povo em meio ao seu habitat natural, retratando homem e mulher sendo “abraçados” pela natureza. “Espero que as pessoas consigam se conectar com a arte e se sintam acolhidas pelo projeto. O prédio da prefeitura é um lugar comum para os moradores da cidade, então a expectativa é levar um pouco mais de beleza e cor para o cotidiano deles,” afirma Laris.
Simultaneamente, Beatriz Ferreira, conhecida como Triz, pinta o muro do Hospital Municipal São José. Aos 23 anos, Triz é uma artista apaixonada e educadora que começou sua jornada artística ainda na infância. Fundadora de uma escola de artes em Arcos, Triz já inspirou muitos alunos e se destacou durante a pandemia com suas criações de murais. Sua obra durante o FENAR Arcos 2024 tem como tema "Humanidade e Cuidado" e, segundo ela, reflete a importância do olhar humano e acolhedor no ambiente hospitalar. “Quero que a arte transmita uma sensação de acolhimento, suavidade, aceitação, diversidade e união”, explica Triz.
O FENAR tem um histórico de deixar obras de arte ao ar livre nas cidades por onde passa. Em Sete Lagoas, a edição de 2023 contou com a participação do artista visual Drin Cortes, que criou uma obra em homenagem ao trapalhão Zacarias. A cidade agora possui três empenas, além da obra de Drin Cortes: uma de Priscila Amoni, de 2021 e outra de Efe Godoy, de 2022. Em Matozinhos, onde o FENAR aconteceu pela primeira vez em 2023, os artistas Julia Bruno e André Brasa assinaram obras em murais localizados em áreas centrais da cidade.
O Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR Arcos 2024 é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Cimento Nacional. A gestão é da Espaço Ampliar - Assessoria, Projetos e Eventos e a realização do Governo de Minas Gerais.
Legenda: Primeira empena da artista Laris no prédio da Prefeitura de Arcos
Legenda: A obra de Triz, artista local, estará no muro do Hospital Municipal São José
Fotos: Paulo Gilmour
Finalmente chegou a hora de curtir o Festival de Gastronomia de Arcos, evento que já é tradição na cidade acontecerá de 30 de abril a 04 de maio na praça da Matriz de Arcos.
A administração atual anunciou medidas como a doação de sucatas e a realização de leilões, mas parlamentares cobram fiscalização rigorosa e soluções definitivas.