• 16/07/2024
29 Junho 2024 às 11h07
Autor: Marcia Berto

Você tem desenvolvido sua inteligência emocional?

Saiba como isso pode te ajudar na sua liderança pessoal e profissional.

Os líderes mais eficazes, geralmente têm um ponto em comum, todos mostram elevado grau de inteligência emocional. Claro que, o QI (quociente intelectual) é importante, mas sem inteligência emocional (QE), não existe um grande líder, seja como profissional, pai, mãe, amigo, enfim, em qualquer situação em que você se encontre, a habilidade de inteligência emocional fará a diferença no sucesso da sua liderança para a vida. A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida a partir do autoconhecimento.

Quem tem autoconhecimento sabe aonde vai e por quê, conhece seus valores, objetivos, pontos fortes, pontos fracos e busca sempre aprimorar suas limitações para vencer os desafios diários e fazer seu esforço valer a pena. Mas que fique claro, mudanças duradouras exigem muita prática, ou seja, aprimorar sua inteligência emocional será uma atividade diária. 

Há uma pesquisa no livro de Daniel Goleman, a qual comprova que o nosso sucesso na vida depende:

80% da nossa inteligência emocional (mente que sente);

20% do nosso sucesso depende da nossa inteligência cognitiva (mente que pensa).

E Inteligência Emocional, nada mais é que a capacidade de dar inteligência a nossas emoções, fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor, e com isso conseguirmos aumentar nossos resultados, por isso, vou deixar aqui algumas dicas para você conseguir colocar em prática:

  • Leia bons livros e assista bons filmes, isso vai ampliar seu olhar e aumentar sua clareza, melhorar sua comunicação e assim sua inteligência emocional.
  • Perceba suas emoções e pare de rotular como boas ou ruins – apenas perceba e tente entender o que você está sentindo- o autoconhecimento te liberta de acionar gatilhos mentais que fazem você se arrepender depois que já agiu. Use a técnica da respiração: respire 10 vezes profundamente, segurando o ar e soltando de forma suave. É incrível o poder da sua respiração, comece... experimente... mesmo que você não acredite... depois me conta.
  • Seja flexível com você e com os outros – pratique a escuta ativa e pare de julgar. Respeite que o outro tem uma história diferente da sua e por isso ele vê a mesma situação que você de modo diferente – ponto!
  • Durma bem, beba água, faça atividades físicas e alimente a sua espiritualidade.

O sucesso dos seus negócios e da sua vida é o resultado dos seus comportamentos, hábitos e costumes. A sua vida depende das decisões que você toma todos os dias, então escolha coisas boas! Isso só depende de você! Com amor,

Colunista
Márcia Berto

Márcia Berto | Prosperidade

💡Te ajudo a alcançar uma vida próspera
🎤Palestrante e Autora do livro: Transforme sua vida financeira com o método pagar
Transforme sua vida

VEJA TAMBÉM

Você está com problemas no amor, trabalho, faculdade ou com a sogra?

Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas enquanto você treina.

17h33 11 Julho 2024